Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Opinião Política Saúde & Ciência

O Saquá 286 – Chamadas de capa

Mundial de Surfe trouxe os melhores surfistas do mundo, mas consagrou o paranaense Yago Dora

O paranaense Yago Dora venceu com um 10 em uma manobra aérea na final (Foto: Divulgação)

O Campeonato Mundial de Surfe realizado na praia de Itaúna, em Saquarema-RJ, trouxe cerca de 50 mil pessoas para o local que é considerado o Maracanã do Surfe. O turismo esportivo incrementou o município que vem se consagrando por sua expertise em esportes no mar e na lagoa, além do vôlei. Esse ano, além das atrações extras, como a programação de Educação Ambiental desenvolvida na areia da praia, houve também um protesto promovido por um grupo de ativistas do movimento SOS Jaconé, Porto Não, que levou faixas e um abaixo-assinado para mobilizar adeptos do meio ambiente contra a construção de um porto de petróleo na praia de Jaconé, em Maricá. O Porto de Jaconé, que recebeu recentemente uma licença do INEA (Instituto do Meio Ambiente), órgão do governo do Estado do Rio de Janeiro, se for construído vai destruir os famosos “beachrocks” que são rochas de praia descritas pelo naturalista inglês Charles Darwin, que passou por aqui em 1932, além dos impactos socio-ambientais decorrentes do transbordo da indústria do petróleo para os navios cargueiros. Será um desastre ambiental anunciado.
Páginas 4 e 5

Retiro Yoga & Liberdade

Será o primeiro retiro em Friburgo do Hanuman Ashtanga Yoga

1º Retiro do Hanunan Ashtanga Yoga será em Nova Friburgo, nas franjas do Parque dos Três Picos, um local por si só energético, com suas gigantescas pedras voltadas para o céu. O evento que vai ocorrer de 7 a 10 de setembro, num feriadão, está voltado para a prática deste tipo de Yoga consagrado na Índia e em várias partes do mundo, chegando nos últimos anos também no Brasil. Será um retiro transformador, sob a coordenação dos professores de Ashtanga Yoga Pedro Stabile e Lia Caldas, incluindo alimentação vegana e acomodações aconchegantes, além da sala de frente para os lendários Três Picos.
Página 3

Pescadores das Colônias Z-24 Saquarema e Z-7 Maricá fizeram protesto contra a Petrobras

O protesto dos pescadores gerou uma nota oficial da Petrobras (Foto: Carine / Colônia dos Pescadores Z-24)

O protesto foi na entrada do gasoduto Rota 3, quando sai do mar e entra no caminho para o antigo Comperj, em Itaboraí, na Avenida Beira Mar, em Maricá, próximo a Ponta Negra. O motivo foi o atraso na entrega do cumprimento do acordo entre a Petrobras e as Colônias de Pescadores de Saquarema e Maricá, que previa a entrega de motores de barcos e um rádio para a comunicação entre a terra, na sede das Colônias, e os pescadores no mar. A Petrobras lançou uma Nota Oficial sobre o assunto.
Página 2

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites é reinaugurada em Araruama

A ETE Ponte dos Leites da Concessionária de serviços de água e esgoto Águas de Juturnaíba foi reinaugurada em Araruama. Depois de uma reforma que modernizou e ampliou todo o sistema de captação e tratamento de esgoto, a ETE recebeu convidados ilustres e ambientalistas locais para observarem também o aproveitamento dos resíduos que geram tijolos ecológicos, feitos a partir do lodo, fertilizantes gerados a partir de plantas aquáticas e artesanato em parceria com a ONG Nós da Trama, entre outras possibilidades de reciclagem e reaproveitamento. Estiveram presentes autoridades como o vice-governador e secretário do ambiente Tiago Pampolha, a prefeita Lívia de Chiquinho e a deputada Franciane Motta. Página 6

Similar Posts