Cidade Comunidade Meio Ambiente

Nova ETE Ponte dos Leites

Mais capacidade de tratamento, eficiência e sustentabilidade

Autoridades prestigiaram o evento como o vice-governador e secretário do Ambiente, Tiago Pampolha, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho e a deputada estadual Franciane Motta, de Saquarema (Foto: Vinicius Mendes)

Com investimento de R$ 31 milhões, a concessionária Águas de Juturnaíba, do grupo Águas do Brasil, inaugurou uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) mais sustentáveis do país. A ETE Ponte dos Leites passou por obras de ampliação e modernização, aumentando em 80% a vazão nominal de tratamento e capacidade de atender a até 144 mil habitantes.

A cerimônia contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; da prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho; do conselheiro presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Rafael Menezes, e da deputada estadual Franciane Motta, entre outras autoridades. “Em tempos difíceis, onde nós temos a degradação ambiental acontecendo no planeta, esta é boa notícia. É a modernização de uma estação de tratamento que hoje trata quase 70% do esgoto da população de Araruama, trazendo o retorno imediato na qualidade das águas da nossa laguna”, falou o secretário do ambiente e vice-governador, Tiago Pampolha.

“Estamos reinaugurando uma das estações mais modernas do Brasil, com tratamento moderno e eficiente com a capacidade para tratar até 220 litros por segundo (l/s) de esgoto”, disse o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche. “Quando nós chegamos na região, a prioridade era melhorar o abastecimento de água e logo depois veio a antecipação dos investimentos no tratamento de esgoto. Hoje temos a Lagoa de Araruama com grandes resultados de balneabilidade, a recuperação da flora e fauna marinha, o retorno da pesca e dos esportes náuticos. E isso dá muito orgulho para o Grupo e nos motiva a continuar investindo na região”, finalizou o presidente Cláudio Abduche.

Segundo Carlos Gontijo, diretor da Águas de Juturnaíba, a ETE Ponte dos Leites é o exemplo concreto de como a inovação pode ser aplicada no setor de saneamento básico. “Essa ETE reforça o compromisso do Grupo Águas do Brasil com a recuperação do sistema lagunar de Araruama. Os resíduos provenientes dos 7,7 milhões de litros de esgoto tratados serão utilizados para a produção sustentável de tijolos artesanais e de um biofertilizante desenvolvido com exclusividade pelo nosso time, evitando também a sobrecarga de aterros sanitários”, detalhou Gontijo.

RECICLANDO RESÍDUOS

O novo sistema de tratamento de esgoto possui equipamentos de última geração em um espaço de 11 hectares, equivalente a 11 campos de futebol. A estação comporta duas unidades de tratamento preliminar mecanizados, dois reatores aeróbios de batelada sequenciais, três lagoas de Wetlands – sistema de tratamento de esgoto por meio de plantas –, além de uma usina de compostagem para produção de biofertilizantes e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais.

Fábrica de Tijolos feitos a partir da reciclagem do lodo da ETE (Foto: ASCOM / Águas de Juturnaíba)

O lodo é um dos principais resíduos da ETE, assim como as plantas das Wetlands, que passam pelo processo de poda frequente. Destes resíduos, parte das podas vai para o projeto Ecofibras, de cunho social e profissionalizante, em parceria com a ONG Nós da Trama. A iniciativa promove a capacitação no artesanato de adolescentes de escolas públicas e pessoas com deficiências intelectuais e motoras. Do lodo residual, uma parte é destinada à produção de tijolos ecológicos artesanais, em uma oficina própria da concessionária, com capacidade de produzir diariamente até mil tijolos ou pisos intertravados.
Os tijolos são utilizados principalmente na recuperação do sistema de coleta de esgoto e na pavimentação das estações. O restante do material é enviado para compostagem na própria ETE, produzindo o biossólido – fertilizante rico em matéria orgânica e nutrientes – que é aplicado em projetos de reflorestamento desenvolvido pela companhia, que já reflorestou mais de 20 hectares, equivalente a 35 mil mudas de espécies nativas, no entorno do Reservatório de Juturnaíba.

ÁGUAS DO BRASIL

“A nova ETE Ponte dos Leites é mais uma excelente notícia para o saneamento do estado do Rio Janeiro e um exemplo de economia circular ao unir mais capacidade de tratamento, eficiência e sustentabilidade”, concluiu a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do grupo, a engenheira Marilene Ramos.
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 16 operações e mais de 5,1 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.

A nova ETE Ponte dos Leites com suas bacias às margens da lagoa de Araruama (foto: ASCOM / Águas de Juturnaíba)

Similar Posts