Cidade Cultura Educação

Conferência Estadual de Cultura

Representantes dos Fóruns de Cultura do interior do Estado foram ao Rio para debater suas propostas para a Conferência Estadual

Realizou-se na Biblioteca Parque, no centro do Rio, a 4ª Conferência Estadual de Cultura que reuniu 343 delegados, sendo 234 representantes da sociedade civil e 109 do poder público, de todas as regiões do estado. Antes da Conferência, realizaram-se 20 pré-conferências municipais e 9 regionais, integrando os 92 municípios. Participaram representando Saquarema a jornalista Dulce Tupy, da sociedade civil, e duas representantes do poder público: Telma Cavalcanti e Ana Portela, da Subsecretaria Municipal de Cultura.

Os 6 grupos de trabalho aprofundaram os temas “Economia da Cultura e Novas Tecnologias”, “Infraestrutura Cultural e Integração Desenvolvimento”, “Cultura e Sustentabilidade”, “Democracia, Cidadania e Diversidade”, “Política Cultural – Gestão e Formação”, e “Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural”. A comissão organizadora foi constituída por: Ivan Machado, Marinêz Fernandes, Leandro Santana, Cleise Campos, Léo Feijó e Verônica Nascimento.

A 4ª Conferência Estadual de Cultura é uma fase preparatória para a Conferência Nacional de Cultura que deverá se realizar em 2019. Além dos debates e propostas, a Conferência promoveu uma apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, na abertura. No espaço aberto da Biblioteca Parque, ao ar livre, uma exposição de artesanato, moda e gastronomia, com uma típica baiana do acarajé servindo seus quitutes.

Similar Posts