Cidade Comunidade Cultura Educação

Conferência Regional de Cultura foi em São Pedro da Aldeia

Delegados eleitos na Conferência Regional de Cultura que irão à Conferência Estadual no Rio para debater seis eixos temáticos e política cultural (Foto: Moises)

Realizou-se em São Pedro da Aldeia a Conferência Regional de Cultura, preparatória para a 4ª Conferência Estadual de Cultura RJ, que vai se realizar dias 8 e 9 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio. Quase todos os municípios da Baixada Litorânea participaram do evento, incluindo Saquarema que participou com duas representantes do Poder Público, a subsecretária de Cultura, Ana Portelada e a diretora de Cultura Telma Cavalcanti, além de duas representantes da sociedade civil, que foram por conta própria: a editora de livros da Tupy Comunicações e do jornal O Saquá, Dulce Tupy, e a atriz, cantora e dançarina Glauce Pimenta Rosa, da Kazawá, espaço de criação cultural, com sede em Barra Nova.

Segundo a representante da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cleise Campos, as conferências são espaços de encontro da sociedade civil e poder público para debater e propor políticas, programas e projetos. “São momentos de consolidação da política cultural vigente,onde os protagonistas do setor fazem um ‘confere’ no que foi realizado após a aprovação da Lei 7035, de 2015, que criou o Sistema Estadual de Cultura”, explica a gestora cultural e diretora teatral Cleise Campos, para quem as propostas em discussão têm um peso relevante no cumprimento do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Foram eleitos na Conferência Regional de Cultura representantes de 8 municípios, entre eles Dulce Tupy, titular, e Glauce Pimenta Rosa, suplente, da sociedade civil, e Telma Cavalcanti, do Poder Público local (a Subsecretaria Municipal de Cultura). Os 6 eixos temáticos da conferência, porém, ficaram para ser discutidos em reunião específica, no dia 23 de maio, em São Pedro da Aldeia.

Similar Posts