Cidade Comunidade Esporte Surfe

Mundial de Surfe em Saquarematrouxe elite do esporte para Itaúna

O campeão Yago Dora, surfista do Paraná, brilhou com suas manobras aéreas (Fotos: Divulgação)

Entre os dias 23 de junho e 1º de julho aconteceu o WSL Saquarema 2023. Os melhores surfistas do mundo estiveram em ação na Praia de Itaúna, o Maracanã do Surfe, no Rio de Janeiro, em busca de pontos no campeonato e visando a vaga olímpica para Paris 2024. No total, o Brasil contou com a participação de nove atletas: Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Yago Dora, Samuel Pupo e Jadson André, no masculino, e Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, no feminino.
Esta foi a antepenúltima etapa da competição antes da final da temporada, a WSL Finals, que reuniu apenas os 5 melhores atletas no masculino e no feminino. No masculino, três brasileiros aparecem no top 5: Filipinho, Chumbinho e Medina. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb, campeã feminina dos Jogos Mundiais de Surfe ISA 2023, não competiu na etapa anterior, em El Salvador, mas é a quinta colocada, no limite do corte para a final.

Mas aqui, no Brasil, em Saquarema-RJ, no Maracanã do Surfe, na final, o paranaense Yago Dora foi o campeão, com destaque para a nota 10, conquistada com uma manobra aérea completa. A vitória levou Yago à quinta posição da temporada. O top-5 do circuito – que define os atletas que disputarão o título mundial em setembro, no WSL Finals, em Trestles (Estados Unidos) – já tem outros dois brasileiros: o paulista e atual campeão Filipe Toledo, que se acidentou em Saquarema, e o saquaremense João Chianca, o Chumbinho. No feminino, o título ficou com a jovem norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 17 anos. Restam duas etapas para o fim da temporada regular – que antecede o WSL Finals. A próxima será entre 13 e 22 de julho, em Jeffrey’s Bay (África do Sul). Já a disputa de 11 a 20 de agosto será em Teahupo’o (Tahiti).

TURISMO E MEIO AMBIENTE

A ocupação hoteleira teve 100% das acomodações ocupadas durante os dias do mundial, em um período que é considerado de baixa temporada no município, superando os números do ano passado. Além da rede hoteleira, o aumento do fluxo econômico também foi alto em outros setores do município, como padarias, sorveterias, restaurantes e mercados que já estavam com seus estabelecimentos preparados para o aumento da demanda. O resultado foi que os números obtidos no ano passado foram ultrapassados, o que deixou a prefeita Manoela satisfeita.

“Estou muito feliz e orgulhosa com a consolidação de nossa parceria com a WSL. Poder realizar mais uma vez um dos maiores eventos de surfe do mundo em nossa praia foi maravilhoso. Além de movimentar a economia de nosso município, o mundial levou o nome de Saquarema para o mundo, como a Capital Nacional do Surf”, disse a Prefeita, Manoela Peres.

Cenário para a apresentação dos melhores surfistas do mundo, o “Maracanã do surfe”, como Saquarema é conhecida internacionalmente, também contou com uma extensa programação de atividades ao longo da competição, com destaque para a participação inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Prioridade da Prefeitura de Saquarema e da WSL, o compromisso com a questão ambiental foi um dos principais pilares deste ano.

Assim como em 2022, diversas ações de sustentabilidade e educação ambiental foram realizadas durante a competição, contando com o apoio das equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Fiscalização de Posturas. A limpeza e manutenção das praias foi feita pelas equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, que aumentou seu efetivo para a região.

O “Maracanã do Surfe”, como é conhecida a praia de Itaúna, foi o cenário perfeito para o Mundial do Surfe

Similar Posts