Cidade Comunidade Cultura Homenagem Meio Ambiente Opinião Política

O Saquá 288 – Chamadas de Capa

Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrograficas foi em Natal

O XXV ENCOB (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas) se realizou em Natal, no Rio Grande do Norte, no final de agosto. Considerado o maior encontro sobre as águas no Brasil, os ENCOB se realizavam anualmente, mas agora, a partir de uma resolução, serão bianuais, de dois em dois anos. O público presente superou os 2 mil participantes, e o público online, via internet, também teve praticamente o mesmo número. Foi, portanto, o maior ENCOB já realizado no Brasil e desta vez trouxe alguma diversidade, como por exemplo uma Oficina sobre o Aquífero Guarani, com apoio da UNESCO, que abre o debate sobre América Latina. Outro destaque foi a participação dos jovens, mulheres e a presença de dois indígenas e uma quilombola, além de uma moçambicana no evento. Vários membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, onde se enquadra Saquarema, Araruama e Silva Jardim, estiveram presentes. Com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, o XXV ENCOB se realizou durante 5 dias no Centro de Convenções de Natal.
Páginas 4, 5 e 6

Diploma Marielle Franco homenageia mulheres de luta

A OAB-Mulher e a AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) promoveram no auditório da OAB, em frente ao Fórum Oliveira Viana, o Diploma Marielle Franco, concedido a mulheres lutadoras, de fato guerreiras de hoje na luta pela libertação e proteção à mulher. Foram homenageadas preferencialmente mulheres da Baixada Litorânea. A mãe de Marielle, Marinete Franco, não pode estar presente mas enviou a sobrinha Patrícia para representar a família. Um documento enviado por Marinete foi lido coletivamente por todas as homenageadas. Também recebeu o Diploma, a Sra. Carmen, que perdeu a filha Patrícia por feminicídio em São Pedro da Aldeia.
Página 3

Projeto Orla promove reunião no Clube Saquarema

O Projeto Orla que vem se desenvolvendo em todo o país e agora em Saquarema promoveu no uma Ofcina de 4 dias para fazer o Plano Participativo, ouvindo as propostas da população, moradores, quiosqueiros, pescadores, agricultores, estudantes, aposentados e ambientalistas. O Projeto Orla trata da adequação da orla marítima ao meio ambiente. Um exemplo é o Projeto Bandeira Azul, que visa a sustentabilidade da Praia de Itaúna, garantindo a qualidade da areia e do mar e tratando corretamente os resíduos sólidos naquela área.
Página 2

Escalando montanhas, desbravando novos ares

É preciso perseverar! Essa é a síntese do conteúdo da crônica da poeta e escritora Beatriz Dutra, que escreve mensalmente no jornal O Saquá. E, para ilustrar, descreve uma aventura de um homem de 58 anos, considerado idoso, que escalou o Everest, o ponto mais alto do mundo, contrariando todas as espectativas.
Página 7

Similar Posts