Cidade Comunidade Cultura Homenagem Política Social

Diploma Marielle Franco homenageia mulheres guerreiras na OAB-Saquarema

Letícia Delmindo, coordenadora da Escola Superior de Advocacia com a Dra, Gleyde e o vice-prefeito Rômulo Gomes (Fotos: Divulgação OAB)

Realizou-se na OAB, em Saquarema, uma homenagem às mulheres guerreiras da Baixada Litorânea, que receberam o Prêmio “A Força da Mulher Marielle Franco”. Organizada pela própria OAB-Mulher, dirigida pela Dra. Gleyde Selma Moraes e pela presidente da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) Edna Calheiros, a homenagem contemplou cerca de 25 mulheres reconhecidamente lutadoraas da região e 4 homenageadas in memoriam, entre elas a viúva do líder comunista Luis Carlos Prestes, Maria Prestes, que frequentava Saquarema nos últimos anos de sua vida, na casa que construiu na Manitiba.

A proposta do Prêmio é homenagear anualmente, em agosto, mulheres que se destacam na luta, por seu empenho e dignidade. O diploma foi assim batizado para perpetuar a memória da mulher guerreira que foi Marielle Franco, que dedicou sua vida à luta por uma sociedade mais justa, pela igualdade e contra toda forma de discriminação. O mês de agosto foi escolhido pelo simbolismo do aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 07/08/2006. Mãe da homenageada, a Sra. Marinete Franco não pode estar presente, mas enviou um texto lido coletivamente por todas as mulheres diplomadas.

Foram diplomadas a jornalista Dulce Tupy, a escritora Eliane Potiguara, a vereadora Elisia Rangel, a assistente social Luciana Ferreira, a secretária da Mulher Márcia Azeredo, a presidente do MAMAS (Movimento Articulado de Mulheres de Saquarema)Terezinha Ruade, entre outras saquaremenses. De Iguaba Grande, a Dra. Margoth Cardoso, ex-presidente da OAB local; de Cabo Frio, a ativista social e liderança feminina Tania Lopes; entre outras de Maricá e São Pedro da Aldeia. Em memória, foram homenageadas Maria Alice, Marília dos Santos e Maria Prestes, de Saquarema e Rafaela Jaworki, de Iguaba Grande.

A leitura coletiva das mulheres contra a violência no auditório da OAB

Similar Posts