Comunidade

Saquarema elege delegadas para a Conferência Estadual da Mulher

A mesa de abertura dos trabalhos, com as duas convidadas que vieram do Rio. Fotos: Agnelo Quintela

A mesa de abertura dos trabalhos, com as duas convidadas que vieram do Rio. Fotos: Agnelo Quintela

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, Saquarema será representada na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres por 8 mulheres do município que acaba de realizar sua III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. As delegadas, representantes da sociedade civil, foram eleitas durante a Conferência. As representantes do Poder Público serão nomeadas pela prefeita Franciane Motta. Segundo a secretária municipal da Mulher, Rosangela Mendonça Borges a Conferência teve um saldo positivo.

A conferência abrigou tanto mulheres como homens no Centro Paroquial da Igreja Santo Antônio, em Bacaxá
A conferência abrigou tanto mulheres como homens no Centro Paroquial da Igreja Santo Antônio, em Bacaxá
“As propostas tinham como objetivo discutir e elaborar políticas públicas, voltadas para o tema Extrema Pobreza X Violência X Inclusão Produtiva. Os subtemas foram: Feminização da pobreza e construção da igualdade de gênero; e Violência contra a mulher e suas consequências na sociedade”, explicou a secretária Rosangela. As palestrantes convidadas foram a delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Walesca Garcez e a coordenadora executiva da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), da Secretaria Estadual de Assistência Social, Adriana Mota.

A III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realizou-se no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá e reuniu mais de 100 mulheres. Foram eleitas delegadas a presidente da AMEAS (Associação das Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema), professora Edna Calheiros, entre outras, tendo como suplentes a pedagoga Layla Garrido, também da AMEAS, Nilce Machado, da Agenda 21 e Luiza Capecchi, ex-miss Saquarema.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura do evento as secretárias municipais de Finanças Luzinéia Vignoli e de educação e cultura Ana Paula, além do presidente do IBASS (Instituto de Benefício e Assistência dos Servidores de Saquarema), ex-prefeito Jurandir Melo, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Coronel Romeu, o secretário de Promoção Social, Zezinho Amorim e outros.

A secretaria municipal da Mulher vem desenvolvendo um importante trabalho no combate à violência contra as mulheres em Saquarema. Recentemente, um ônibus da Delegacia da Mulher (DEAM) ficou estacionado na Rua Heitor Bravo, em Bacaxá, próximo ao restaurante Mac Bel, durante 2 dias, para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência. O Projeto DEAM-Ônibus Itinerante informa sobre a violência doméstica, divulga a Lei Maria da Penha e faz Registro de Ocorrência e Encaminhamentos de acordo com cada caso.

Similar Posts