Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

O Saquá 290 – Chamadas de Capa

Dois eventos comemoraram o “Novembro Negro” em Saquarema

No evento sobre Negritude, na Câmara Municipal, o professor Maurício, do grupo Ghetonm de cultura negra, a artesã e empreendedora Carina Viana, o coordenador Darlan Souza e a multi-artista Glauce Pimenta Rosa (Foto: Dulce Tupy)

O presidente Lula acaba de elevar o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra feriado nacional. O Rio de Janeiro já havia criado o feriado estadual, entre outros estados, mas faltava dar a essa data tão marcante o status de nacional, como agora está definido em Lei. Portanto, ano que vem, o Dia 20 de Novembro deverá ser comemorado em todo o país como acontece com o Dia de Tiradentes, em 21 de Abril. Em Saquarema, dois eventos, um na Casa da Cultura e outro na Câmara Municipal, se debruçaram sobre a cultura negra, destacando as mulheres negras, artistas e artesãs, e promovendo uma reflexão sobre a importância de comemorar o Dia da Consciência Negra, valorizando a chamada negritude.
Página 2 e página 3

O Brasil na COP28 em Dubai

O presidente Lula e a ministra Marina Silva divulgando o plano de combate ao desmatamento na Amazônia na COP28

O Brasil levou a maior delegação para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), recém encerrada nos Emirados Árabes. Com 1337 delegados, o Brasil levou não só o presidente Lula e a primeira-dama Janja, mas também ministros, políticos federais, estaduais e municipais, assessores, técnicos e jornalistas, Realizado nos Emirados Árabes Unidos, o evento reuniu representantes de 197 países, que debateram os efeitos dos gases que provocam o efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas, como ondas de calor, enchentes, secas e outra. O principal tema da Conferência da ONU foi a adoção de energia limpa para reduzir a ação climática dos países mais ricos e evitar o superaquecimento do planeta que leva à extinção das espécies, provoca desastres ecológicos e ameaça a própria vida na Terra.
Página 4

Beatriz Dutra em dose dupla

A cronista Beatriz Dutra

A presidente da Academina de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Beatriz Dutra, poeta e cronista do jornal O Saquá há mais de 12 anos, tem duas crônicas publicadas nesta edição que reuniu matérias de novembro e dezembro. Pela primeira vez, em 23 anos de existência, o jornal O Saquá deixou de sair em um mês: novembro. Para compensar, esta é uma edição única para os dois meses, novembro e dezembro. As crônicas de Beatriz estão nas páginas 6 e 7.

O Circo chegou!

Um espetáculo de arte circense com os pequenos e jovens alunos e alunas da Oficina de Circo da Sub Secretaria Municipal de Cultura, levou para o Teatro Mário Lago um momento de emoção e alegria. Organizada pelos professores Diego e Julia, a Oficina de Circo encerrou suas atividades com maestria, trazendo esquetes empolgantes e um desfecho super criativo com Santos Dumont, que estaria fazendo 150 anos em julho de 2023. Um verdadeiro show!
Página 7

2024 terá mais um dia para celebrar a vida

O ano 2024 está chegando, e todo mundo pode se preparar para um ano com uma diferença especial: o ano vai ter um dia a mais! Sabe por quê? Porque 2024 é um ano bissexto; fevereiro vai ter o dia 29. Mais um dia para curtir o verão!
Página 6

Similar Posts