Cidade Comunidade Cultura Política Últimas Notícias

Dia de Zumbi dos Palmares em Saquarema

Darlan, Glauce e a Subsecretária Cilda (Foto: Dulce Tupy)

A Sub Secretaria Municipal da Cultura comemorou o dia da Consciência Negra na Casa de Cultura Walmir Ayala, quando reuniu as “Divas Negras” do município. Produzido pelo estudante de história e servidor da Casa da Cultura, Darlan Lira, o evento foi magnífico, com exposição do artesanato produzido por elas, além de apresentações musicais e literárias. Com participação de Carina Viana, Grazielle Barreto e Roselene da Silva, entre outras, o destaque ficou por conta da Glauce Pimenta Rosa que tem bastante experiência nesse ramo, por seu profissionalismo como cantora e atriz, além da sua militância no Movimento Negro Feminino. Com seu instrumento africano em mãos, Glauce cantou e encantou, ao lado de seu marido Pablo Aruêra na percussão.

Na Câmara Municipal, outro evento, também produzido por Darlan, “As aspas da negritude”, debateu a importância da história decolonial e do letramento racial, destacando o empreendedorismo negro, a musicalidade, a Yoga Africana (Kemet Yoga) preconizada pela professora Glauce Pimenta Rosa, e a saúde da população preta. Na ocasião, o líder Sérgio Araújo, coordenador do Afro-Saquá, fez uma palestra sobre Religiosidade e intolerância religiosa.

DOIS EVENTOS

A Vereadora e ex-presidente da Câmara de Saquarema, atual secretária municipal dos Animais. Adriana, falou sobre a representatividade da mulher negra no Poder Legislativo. O professor e ativista Maurício, do Gethomn, Grupo de trabalho e pesquisa da cultura negra, com sede no Rio da Areia, falou sobre Projetos sociais e integração da população negra. Já a médica Dra. Renata Japhet falou sobre a liderança preta e seus desafios e a artista e artesã, Detinha Bahouth, falou sobre A representação da negritude na cultura e nas artes, entre outros e outras que se apresentaram. Depois foi servido um coquetel.

Pela primeira vez dois eventos celebram o Novembro Negro em Saquarema, quando se comemora o Dia de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra: o 20 de Novembro. O dois eventos, promovidos pela Sub Secretaria Municipal de Cultura, revelam o grande passo que este setor tem demonstrado nos últimos tempos, com sua oficinas artísticas e sua abertura para um contato direto com os artistas e intelectuais do município, inaugurando uma nova era na cidade, incluindo uma placa colocada na entrada da Casa da Cultura de fino acabamento em bronze.

Similar Posts