Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

O Saquá 273 – Chamadas de Capa

Junho, mês do meio ambiente,
teve atividades no município

Visita técnica feita em parceria de várias entidades com a Comissão de Meio Ambiente da ALERJ (Assembleia Legislativa) e viabilizada pelo Subcomitê das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá. (Foto: Dulce Tupy)

O mês de junho é sempre ambiental, tendo pelo menos duas datas ambientais simbólicas para comemorar. Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e dia 9 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos, uma data que tem tudo a ver com o Brasil, tendo em vista a vasta extensão da nossa costa, com um imenso litoral de norte ao sul. Em Saquarema, o Dia Mundial do Meio Ambiente e consequentemente a semana do Meio Ambiente teve vários eventos interligados, começando pela eleição do novo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o COMMADS, responsável pela política ambiental municipal. Em Vilatur, realizou-se uma visita técnica e em Sampaio Corrêa atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, entre outros eventos como o ocorrido no bairro de Barra Nova.
Páginas 5 e 6

Evento ambiental nas margens da Lagoa de Saquarema, em Barra Nova, promovido pelo Projeto “Nem tudo é Lixo”, criado pela professora Sueli Silva, na Escola Osiris Palmier da Veiga, na Av. Litorânea. (Foto: Divulgação)

Livro de poesia lançado no Teatro Mário Lago

O poeta Vandré e o designer Falcão. (Foto Dulce Tupy)

O livro “A gente só tem o agora”, do poeta, compositor e ator Ricardo Vandré, foi lançado com um sarau intimista no Teatro Mário Lago. Descoberto em Saquarema pelo diretor teatral Guti Fraga, da Casa do Nós, de Saquarema e do Nós do Morro, do Vidigal, no Rio de Janeiro, Vandré cantou e tocou músicas de Gonzaguinha e outros compositores da MPB, além de duas músicas de sua autoria. O livro foi premiado pela Lei Aldir Blanc, LAB, em sua primeira versão, pela Secretaria Municipal de Cultura. Agora está disponível como e-book no Centro Cultural Casa da Memória, no Centro de Saquarema, em frente à lagoa. É um exemplo de rara poesia.
Página 4

Feira agroecológica “Sustenta Local”

Uma feira totalmente ecológica, com barracas e produtos diversos, perto do mar, na sede da ASS (Associação de Surf de Saquarema) foi promovida, com total participação da comunidade de Itaúna e adjacências. A “feirinha”, como já está sendo conhecida pelo público em geral, traz o melhor da produção agroecológica de Saquarema, apondando um caminho para o desenvolvimento sustentável.
Página 3

A tradicional Folia do Divino se reallizou com procissão, missa e almoço comunitário

O Centro Cultural na casa de Dona Nair e Seu Casimiro foi o ponto de partida para a tradicional Festa do Divino de 2022. (Foto: Dulce Tupy)

O Divino é uma tradição em Saquarema desde o século 18. Apesar de ficar praticamente paralizada durante os dois anos de pandemia, a festa se realizou esse ano com um brilhantismo à mais, partindo do novo Centro de Memória, na antiga casa do casal Nair e Casimiro Vignoli.
Página 2

Similar Posts