Cidade Comunidade Meio Ambiente

Junho: mês do Meio Ambiente

Alunos participaram dos eventos ambientais em Sampaio Corrêa, promovidos pela Secretaria de Agricultura e Pesca. (Fotos: Divulgação)

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho. Essa data foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência que teve como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Na Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do planeta, e foram estabelecidos princípios para uma política ambiental em todo o mundo, incluindo a inclusão da mulher na gestão ambiental. A Conferência de Estocolmo foi um grande avanço que teve continuidade na Conferência Rio-92, realizada no Rio de Janeiro e, posteriormente na Rio + 20, também no Rio de Janeiro.

AÇÃO CONJUNTA

Em Saquarema, as questões ambientais demoraram muito para serem reconhecidas como prioritárias no âmbito das políticas públicas, tanto que nas previsões orçamentárias a verba destinada sempre ficou aquém das necessidades ambientais do município. Este ano, a Prefeitura de Saquarema realizou diversas ações em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente. As atividades foram concentradas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em Sampaio Corrêa, reunindo muitos participantes.

As atividades foram concorridas e atraíram um grande público ao local


Com foco na consciência ambiental e ecológica, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e agentes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública também atuaram nas atividades com as crianças da rede municipal de educação e funcionários da Secretaria de Agricultura. Profissionais da Guarda Ambiental, Defesa Civil e Salvamar participaram do Circuito Educativo para Preservação do Meio Ambiente. A ação visava a busca pela prevenção, tornando a cidade mais resiliente, mais resistente às mudanças ambientais! Também foram realizadas palestras com foco nos desastres ambientais.

Já as açõs da Secretaria de Meio Ambiente, envolveram alunos do ensino fundamental ao médio. Informações acerca das Unidades de Conservação de Saquarema, o Código Municipal de Meio Ambiente, carreiras profissionais ligadas ao Meio Ambiente e boas práticas em áreas ambientais foram abordadas. A Secretaria auxiliou na identificação botânica de espécimes árboreos catalogados na trilha interpretativa usada como espaço para educação ambiental no município.
“Essa parceria entre as secretarias é de suma importância em uma época que presenciamos diversas catástrofes naturais. Conseguimos, assim, transmitir aos estudantes e visitantes informações sobre a necessidade de diálogo e união entre a produção de alimentos e a conservação ambiental, promovendo um desenvolvimento sustentável do campo e refletindo num uso racional dos recursos naturais”, informou o Secretário Municipal de Agricultura, Wellington Magalhães.

O pequeno auditório no Horto de Sampaio Corrêa abrigou rodas de conversa

Similar Posts