Cidade Comunidade Cultura

A gente só tem o agora. E agora, José?

O poeta, ator e compositor Ricardo Vandré e o diretor Guti Fraga no lançamento do livro, um e-book, sobre o agora. (Fotos: Dulce Tupy)

Não, ele não se chama José. Seu nome é Ricardo Vandré. Mas a sua poesia é bem madura, podendo em alguns momentos se igualar aos grandes poetas brasileiros, que se espaiam pela nossa literatura. Mas Ricardo Vandré não é só poeta, o que já seria o bastante! É também um ator revelado num espetáculo da Casa do Nós, um Centro Cultural em Vilatur, que reunia duas peças ligeiras de Machado de Assis. Além do papel do “Barão”, Vandré também fez as músicas, porque é um músico inspirado!

Não é sempre que nos cai na mão livros como esse: “A gente só tem o agora”. Ainda por cima, bem desenhado, bem diagramado e com ilustrações magníficas, feitas pelo amigo e designer Rogério Falcão. Tudo muito simples, clean. Como a própria poesia de Vandré. Uma poesia aparentemente simples, mas de grande profundidade. Como João Cabral, seco, mas essencial. Vandré traz um pouco essa postura do poeta absorto em seu fazer poético, mas sem perder a ternura jamais…

EMOCIONANTE

O lançamento foi um noite agradável e emocionante, no Teatro Mário Lago. Com um público seleto, Vandré pode tocar violão e cantar um repertório caseiro e significante, passando por Gonzaguinha, uma verdadeira inspiração. Assim, as pessoas na platéia puderam cantar – espontaneamente – e baixinho várias canções. Tudo muito lindo. Na primeira fila, o premiado diretor Guti Fraga, inventor do consagrado grupo de teatro Nós do Morro, no Vidigal, no Rio, e da Casa do Nós, em Saquarema. Quando chamado, Guti subiu ao palco para fazer uma apresentação sincera de Vandré, seu pupilo e autor homenageado na ocasião.

No final, Vandré nos brindou com músicas suas, tão bem elaboradas como sua poesia agora reunida em livro. Noites assim nos levam para um plano superior, seja aqui em Saquarema, no Rio, São Paulo, Paris ou Lisboa. Tudo se encerrou com um pequeno coquetel, próprio dos tempos difíceis de fim-de-pandemia que estamos vivendo. Poucos com máscaras, mas o suficiente para se proteger. A maioria dos presentes, amigos, num clima de verdadeira fraternidade. Quem dera fossemos convidados para mais noites assim, tendo como base um livro maravilhoso de puro encanto poético.

Companheiros da Casa do Nós: A atriz e produtora Ligia Gurgel, o diretor Guti Fraga, Ricardo Vandré e a atriz e clarinetista Olivia Letidieri

Similar Posts