Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Opinião

O Saquá 232 – Matérias de Capa


Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ

Edição de Janeiro de 2019 (edição 232)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

Empossado o primeiro presidente de direita, desde o ano de 1994

O presidente Jair Bolsonaro e o vice General Mourão na cerimônia de posse em Brasília (foto: Marcelo Casal Jr/EBC)

O capitão Bolsonaro apostou na radicalização ideológica para se eleger. A estratégia deu certo e uma onda conservadora o empurrou até a rampa do Planalto para a instalação de seu quartel-general. O capitão passa a ser presidente do primeiro governo de direita que se instala no país desde 1994, quando a versão brasileira da social-democracia europeia chegou ao poder, com Fernando Henrique Cardoso. Além disso, é o governo que representa uma grande frente heterogênea, composta pela miscelânea de militares, liberais e evangélicos, que ninguém sabe no que isso vai dar. O colunista Silênio Vignoli analisa o momento político brasileiro com a posse do novo presidente, que começou logo tendo que ser desmentido por ministros e assessores ao anunciar, equivocadamente, o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e a redução no Imposto de Renda de pessoas físicas.
Página 2

 

Witzel e a herança dos quatro antecessores

Witzel discursando na Alerj (foto: Thiago Lontra/Alerj)

O novo governador tomou posse citando a irresponsabilidade de seus antecessores. Nada menos que 4 ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro estão sob o taco da Justiça: Garotinho, Rosinha, Sérgio Cabral e Pezão. O ex-juiz Wilson Witzel promete combater a corrupção e o crime organizado. Em sua primeira viagem ao interior o governador visitou Cabo Frio e se reuniu com prefeitos da Região dos Lagos, onde pretende incrementar o turismo.
Página 3

 

Nova ponte em Jaconé

Embora em fase de acabamento, a ponte já está aberta ao público (Foto: Secom/PMS)

Finalmente o governo municipal construiu mais uma ponte em Jaconé, sobre o Canal Salgado, na Rua 103. Necessária, principalmente nas férias, feriados e carnaval, a nova ponte vai desobistruir a antiga entrada pela ponte da Rua 96 que fica engarrafada sempre que aumenta o fluxo de veranistas.
Página 3

 

O encontro do poeta Mário Quintana e a cadela “Pretinha”

O Quintana: poeta “passarinho” (Foto: INternet)

A poeta e cronista Beatriz Dutra se inspira em versos do poeta gaúcho Mário Quintana para fazer uma ode às boas ações. Quintana, também conhecido como “poeta passarinho”, tem tudo a ver com a belíssima crônica de Beatriz, desejando aos leitores um Feliz Ano Novo.
Página 6

 

Similar Posts