Cidade Comunidade Cultura Destaque Educação Homenagem Meio Ambiente Política Social

O Saquá 291 – Chamadas de Capa

Segunda Feira Literária de Saquarema, a nossa FLIS

Construída em grandes tendas no Campo de Aviação, a FLIS atraiu alunos e professores das escolas locais e público em geral de outros municípios (fotos: SECOM/PMS)

A FLIS, Feira Literária de Saquarema, foi um sucesso de público em novembro e trouxe escritores e intelectuais para se apresentarem no grande auditório ou no estúdio onde ocorreram as palestras e os debates. Além do grande escritor de livros infanto-juvenis Pedro Bandeira, que recebeu uma homenagem especial, a FLIS trouxe também duas autoras memoráveis: a afro-brasileira Conceição Evaristo, que mora em Maricá, e a indígena Elilane Potiguara, moradora de Jaconé, em Saquarema.
Página 3

Pedro Bandeira: milhões de livros e Prêmio Jabuti

Bandeira Azul, o selo ambiental mais uma vez em Itaúna

Preservada, a restinga protege a praia (Foto: Internet)

A Praia de Itaúna ganhou em outubro pela segunda vez o selo ambiental mais importante para as praias no mundo: o Bandeira Azul. O programa é desenvolvido mundialmente pela FEE (Foudation for Environemental Education) e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) desde 2005. É a maior certificação global destinada a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável. Para manter este selo é necessário preservar o meio ambiente e a mata nativa, que aqui em Saquarema é a restinga, bioma Mata Atlântica. A restinga fixa a areia impedindo a erosão da praia, além de abrigar uma rica flora e fauna.
Página 2

A arte de Fernando Pacheco

Toco pintado e ressignificado

Autor de grande telas e um imenso painel no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, Fernando Pacheco está transformando tocos de madeira em arte, pintando também garrafas que ele encontra nas areias da Praia de Barra Nova, onde mora pelo menos seis meses por ano. Conhecido nacional e internacionalmente como um dos artistas plásticos mais talentosos do país, Pacheco define como prioridade expor esse ano em Saquarema, município que elegeu para viver metade do tempo de sua vida, ao lado da esposa e companheira Nina, em seu atelier de frente por mar.
Páginas 4 e 5

2024: o Ano do Dragão

Em 2024, o horóscopo chinês revela o majestoso “Ano do Dragão”, com seus significados profundos por trás desse símbolo místico, que promete impulsionar inovação, liderança e positividade. Receba a boa sorte e a inspiração que este ano especial reserva para nós.
Página 6

Similar Posts