Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente Política Últimas Notícias

Bandeira Azul pela segunda vez em Itaúna

A MAGNÍFICA PRAIA DE ITAÚNA AGORA MAIS SUSTENTÁVEL (Foto:SECOM/PMS)

A cidade de Saquarema é predominantemente turística, com uma infinidade de atrativos naturais. Dentre eles, a Praia de Itaúna, conhecida também como o Maracanã do Surfe, palco de importantes eventos que aquecem a economia local e projeta Saquarema para o Brasil e o mundo. Mediante uma infinidade de qualidades e riquezas naturais, a atividade turística em Saquarema vem buscando associar-se a práticas sustentáveis. A conquista do Selo Bandeira Azul ratifica esta intenção, até porque, o Programa Bandeira Azul, fomenta o alcance dos aspectos: econômicos, socioculturais, político-institucionais e ambientais, que são basilares no exercício da atividade turística no segmento de sol e praia sustentável.
O Programa Bandeira Azul é a maior certificação global destinada a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável, desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos. No Brasil, o Programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) desde 2005. A praia de Itaúna recebeu o selo Bandeira Azul no ano passado e foi agraciada pela segunda vez esse ano. Para manter este selo conhecido internacionalmente, é necessário preservar o meio ambiente e a mata nativa, que aqui em Salquarema é a restinga. A vegetação de restinga tem o importante papel de fixar a areia, impedindo a erosão da praia, além de abrigar uma rica flora e fauna. Portanto, é preciso utilizar os acessos principais já demarcados na praia para não pisar na restinga! Esses acessos são sinalizados no Brasil e no exterior, em todas as praias com Bandeira Azul. É preciso ainda separar o lixo e depositá-lo em lugares próprios para o descarte: nas lixeiras. Outro detalhe: não se pode acessar as areias da praia com cães, entre outros aspectos contidos no Código de Conduta da Praia (acessível no site da Prefeitura Municipal de Saquarema).

TURISMO AMBIENTAL

O programa Bandeira Azul, através da promoção do turismo sustentável e atividades ambientais sustentáveis, desenvolve programas para a biodiversidade, conservação da área marinha costeira, especialmente das espécies ameaçadas de extinção. Neste sentido, destaca a importância de proteger as espécies para manter as condições de equilíbrio nos oceanos, especialmente nas praias. Estamos vivendo em plena década dos oceanos, que vai até 2030. O Bandeira Azul contribui com o meio ambiente, principalmente por fomentar a Cultura Oceânica, através de atividades de educação ambiental e cuidados com o ecossistema quanto ao ambiente marinho. O Bandeira Azul promove ainda o desenvolvimento sustentável de áreas de água doce e marinha, além de previnir e reduzir a poluição, minimizando os impactos ambientais. O Bandeira Azul apoia a proteção dos habitats de berçários de pesca, recifes de coral e tartarugas marinhas, entre outras espécies ameaçadas. Mais informações: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Praça dos Pescadores, Centro, próximo à Ponte Darcy Bravo.

Bandeira Azul, um selo internacional

Similar Posts