Cidade Comunidade Cultura Educação Esporte Meio Ambiente Opinião Política Surfe

O Saquá 289 – Chamadas de Capa

Vem aí mais um campeonato de surfe, o Corona Saquarema Pro, na Praia de Itaúna

As areias da Praia de Itaúna lotadas, durante um campeonato de surfe recentemente (Foto: Divulgação)

Saquarema vai receber de 14 a 21 de outubro, mais uma edição do Corona Saquarema Pro, patrocinado pelo Banco do Brasil, na Praia de Itaúna, reconhecida nacional e internacionalmente como “Maracaná do Surf”. Maior festival de surfe da América Latina, o evento já está consolidando Saquarema como a primeira cidade do mundo a sediar as 3 etapas das competições da Liga Mundial do Surfe, a WSL. Novamente a elite do surfe vai disputar uma vaga no Championship Tour (CT) , em 2024. Motivo de orgulho para Saquarema, o Corona terá a maior estrutura desse tipo de evento na América Latina, envolvendo uma parceria de sucesso entre a Prefeitura e a Liga (WSL), benéfica para o tursmo e a população. No plano internacional, o nosso campeão “Chumbinho” se classificou para ir às Olimpíadas de Paris, em 2024. São apenas 3 vagas, onde também já se garantiu Felipe Toledo e a terceira pode ser para o tri-campeão Gabriel Medina.
Página 6

Trilheiros lotam Niterói e jornalistas-escritores debatem no Solar do Jambeiro

O belo Solar do Jambeiro abrigou os jornalistas-escritores em Niterói (foto: Divulgação)

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre os jornalistas-escritores, para o Projeto Memória do Jornalismo Fluminense. Realizado no Solar do Jambeiro, no Ingá, em Niterói, o debate foi de alto nível e reuniu os jornalistas- escritores: Continentino Porto, ex-presidente do SJPERJ, autor de uma biografia do ex-presidente JK, Célio Pimentel, autor de dois livros sobre a Estrada de Ferro Maricá, a jornalista-escritora Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá e autora de dois llivros: Carnavais de Guerra, o nacionalismo no samba e Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular. O debate foi organizado e didigido pelo presidente do Sindicato Mário Sousa, autor de vários livros, articulista do jornal A Tribuna e editor do Jornal da Cidade. Niterói estava lotada, devido à reallização do 2 Congresso de Trilheiros do Brasil, praticamente com todos os hotéis, pousadas e hostels ocupados.
Editoria, página 3

Projeto Orla, no rumo do desenvolvimento sustentável

O Projeto Orla Saquarema se realizou desta vez no Hotel Aconhego da Praia

O Projeto Orla, que está sendo elaborado de forma participativa pela Prefeitura de Saquarema, com técnicos do governo Municipal, do Estado e do governo Federal, além de representantes da sociedade civil local, vai de vento em popa! Após a primeira oficina realizada no Clube Saquarema, realizou-se em setembro também uma segunda oficina no Hotel Aconchego, na Praia da Vila. Com dupla jornada, de manhã e de tarde, as duas oficinas foram fundamentais para apontar o rumo que o Projeto Orla vai desempenhar no município. Uma coisa já está definida: a urbanização da Orla de Jaconé até a Vila, com ciclovias, espaços para ginástica e os novos kiosques que já foram construídos como exemplos de sustentabilidade, inclusive em Itaúna. Maiores detalhes estão na reportagem de Vinícius Mendes, nas páginas centrais.
Páginas 4 e 5

Ailton Krenak na ABL

Filósofo, Ailton Krenak publicou vários livros, todos falados em voz alta e posteriormente escritos pelas editoras

O filósofo indígena, comunicador e poeta Ailton Krenak foi eleito membro da Associação Brasileira de Letras (ABL). A escritora e poeta Eliane Potiguara faz uma reflexão sobre a importância deste fato para a toda a comunidade indígena no Brasil.
Página 3

Similar Posts