Cidade Comunidade Esporte Surfe

Saquarema recebe mais um campeonato de Surfe

O Corona Saquarema Pro na Praia de Itaúna será o palco de manobras perfeitas nas ondas do “Maracanã do Surfe” (Fotos: Divulgação)

Saquarema vai receber de 14 a 21 de outubro, mais uma edição do Corona Saquarema Pro, patrocinado pelo Banco do Brasil, na Praia de Itaúna, reconhecida nacional e internacionalmente como “Maracaná do Surf”. Maior festival de surfe da América Latina, o evento já está consolidando Saquarema como a primeira cidade do mundo a sediar as três etapas das competições da WSL, sendo palco para o Challenger Series, que irá reunir novamente, a elite do surfe nacional e internacional, em busca por uma vaga no Championship Tour (CT) , em 2024.

“É um motivo de muito orgulho Saquarema ser o único município no mundo que sedia três etapas do WSL, com o CT de maior estrutura da América Latina. Todos os eventos que envolvem essa parceria de sucesso entre a Prefeitura e a WSL têm sido benéficos para a população. Estamos gerando mais empregos, aquecendo nossa economia e promovendo nossa cidade como um destino turístico para os amantes da natureza e dos esportes”, diz a prefeita Manoela Peres.

CULTURA DO SURF

Este evento não será apenas uma competição, mas também um festival que irá celebrar a cultura do surfe. Além das batalhas nas águas, os visitantes terão acesso às atividades paralelas como a Vila dos Patrocinadores, espaço consolidado pela WSL nas areias de Saquarema. Haverá ações do Banco do Brasil (um hub para inscrições de atividades gratuitas), Monster (simulador de surf), Natura Kaiak (estande sensorial) e o Estande Turístico da Prefeitura de Saquarema, entre outras imersões oferecidas pelo Banco do Brasil, um dos principais apoiadores da modalidade no país.

Já na Praia de Itaúna, os visitantes terão à disposição aulas gratuitas de Surfe, Beach Tennis, Fitdance, Vôlei de Praia, Yoga e Espaço Kids, com uma estrutura semelhante à montada em provas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento também será palco de baterias especiais, como a chamada “Onda Rosa”, em alusão ao Outubro Rosa – com personalidades em disputas de equipe, e os Legends, com ex-atletas do CT e a nova geração do surfe.

PRESERVANDO A NATUREZA

A preservação das praias e ecossistemas naturais ao redor da área, onde acontecerá a competição, também será destaque, por meio da colaboração entre a organização do WSL e iniciativas públicas como a Economia do Mar, desenvolvida pela Prefeitura de Saquarema, em parceria com o Governo do Estado e a Rede Lagos, além da participação da sociedade civil. É uma forma de destacar a importância da união entre os setores para proteger e conservar o patrimônio natural do município.

Outro destaque no evento será a apresentação da Esquadrilha Ceu, com acrobacias aéreas de tirar o fôlego! Saquarema já recebeu, no campeonato anterior da WSL, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). Fundada em 2011, a Esquadrilha CEU é uma entidade civil formada por ex-pilotos de caça da FAB. A apresentação está marcada para a tarde do dia 15 de outubro, domingo. “Será um espetáculo completo”, celebra Ivan Martinho, Presidente da WSL na América Latina. O Corona Saquarema Pro é o torneio final da divisão de acesso à elite do surfe, responsável por selecionar os 10 melhores surfistas masculinos e as 5 melhores atletas femininas que estarão no Championship Tour em 2024.

A Esquadrilha do Céu vai dar um show no domingo

Chumbinho classificado para os Jogos Olímpicos

Chumbinho vai para as Olimpíadas de Paris em 2024

Com apenas 22 anos, o jovem João Chianca, o “Chumbinho”, se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto de 2024. Para conseguir essa façanha, o surfista nascido em Saquarema, irmão do campeão de ondas gigantes Lucas Chumbo, teve que vencer surfistas brasileiros como o tricampeão Gabriel Medina e o atual campeão olímpico Ítalo Ferreira, entre outros notáveis.

Além de “Chumbinho”, já está classificado também Felipe Toledo, que se sagrou campeão em Saquarema, restando apenas uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem, que pode ser do Gabriel Medina. João Vitor de Azeredo Chianca, o nosso “Chumbinho”, é a grande esperança de sua família, amigos e fãs que não cansam de torcer por suas vitórias nas ondas, em qualquer praia do planeta. As competições de surfe serão disputadas em Theahupo, no Taiti, na Polinésia Francesa.

Similar Posts