Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política Saúde & Ciência

O Saquá 285 – Chamadas de Capa

Dia do Meio Ambiente colocou
em destaque a Mata Atlântica

A ministra Marina Silva foi agraciada por Lula com muitos decretos favoráveis ao meio ambiente (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O Dia do Meio Ambiente foi um dia de festa no Palácio do Planalto. Juntando o dia 27 de maio que é o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Nacional do Meio Ambiente, dia 5 de junho, o governo federal decretou uma série de leis que protegem a Mata Atlântica e várias iniciativas sobre Mudanças do Clima. A ministra Marina Silva saiu fortalecida! Por outro lado, no Estado do Rio de Janeiro, que tem 30% de cobertura florestal de Mata Atlântica, deputados promoveram na Assembleia Legislariva (ALERJ) um intenso debate sobre a necessidade de recuperar 52% de áreas degradas, em apoio ao cumprimento da meta brasileira de se restaurar 12 milhões de hectares de nossas florestas até 2030. Uma Audiência Pública na ALERJ se somou à Campanha Nacional em Defesa da Mata Atlântica, da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, contra a Medida Provisória 1150/22, que colocou em risco a Mata Atlântica na Câmara Federal, mas acabou sendo rejeitada pelo Senado. No salão nobre do Palácio, o presidente Lula assinou ao lado da minsitra Marina, uma série de decretos que interrompem o processo destruidor do nosso meio ambiente, implantado no governo anterior.
Página 2

As guerreiras escritoras indígenas

Eliane Potiguara (Foto: Grumin Edições)

Acaba de ser lançado o Álbum Biográfico “Guerreiras da Ancestralidade” com dezenas de escritoras e llideranças indigenas, entre elas Eliane Potiguara, a primeira escritora indígena no Brasil, a presidente da FUNAI, Noêmia Wapichana e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara. Eliane Potyguara mora em Jaconé, Saquarema, para onde trouxe parte de sua famíllia: a filha do meio Tajira, com o genro Wellington e a neta Taiane, além do caçula Poti que no momento está fora do município. Com oito livros publicados, Eliane acaba de lançar “O vento espalha minha voz originária”, pela Grumin Edições, com capa do artista plástico indígena Jaider Esbell e contracapa com textos assinados pela filósofa Djamila Ribeiro e pela premiadíssima poeta, e também moradora de Saquarema, Roseana Murray.
Páginas 4 e 5

Homenagem ao autor do livro “Tamoios, Senhores do Litoral”

Família de Paulinho em homenagem na Câmara Municipal (foto: Dulce Tupy)

Uma homenagem ao escritor Paulo Luiz Olveira, inaugurou o projeto Raízes Literárias da SubSecretaria Municipal de Cultura, com uma exposição sobre esse hlstoriador autodidata, autor do livro “Tamoios, Senhores do Litoral” e de outros livros ainda inéditos. Pesquisador vocacionado, Paulinho foi homenageado pela família, esposa, filhos e neta, entre outros. Cunhado do ex-prefeito Antônio Peres, recebeu flores da prefeita Manoela e da subsecretária Cilda entregues a sua esposa Cristina. A cerimônia foi emocionante e levou às lágrimas muitos dos presentes que lotaram o plenário da Câmara.
Página 5

Livro ressalta a importância da Restinga

O livro que é um tesouro

Homenagem de Beatriz Dutra a duas escritoras notáveis: Ligia Fagundes Telles e Nélida Piñon

Similar Posts