Cidade Comunidade Cultura Homenagem Social Últimas Notícias

Homenagem a Paulo Luiz Oliveira, o Paulinho

A família Alves com três gerações: a mãe, a filha e a neta de Paulinho

Paulo Luiz Oliveira, ou simplesmente Paulinho, foi um pesquisador nato, autodidata, intelectual orgânico, uma pessoa que falava baixinho e com seus olhos negros vasculhava tudo que via e apreendia com um simples olhar a essência das coisas, das pessoas, das relações sociais, tudo a sua volta! Filho de portugueses, foi criado em Araruama onde conheceu, se apaixonou e se casou com Cristina Alves, uma das três irmãs do ex-prefeito de Saquarema, Antônio Peres Alves, que por ser o irmão mais velho, era a figura dominante de toda a família de seis irmãos. Aos poucos, Peres foi trazendo a família para Saquarema, onde se tornou um empresáriio bem sucedido, um destacado político e prefeito por duas vezes, acabando por eleger sua própria esposa Manoela atual prefeita e ele mesmo se tornando Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclulsão, Ciência, Tecnologia.

A maior parte da família se reuniu na homenagem que a Subsecretaria de Cultura promoveu na Câmara Municipal, através do projeto Raízes Literárias. Paulinho foi o autor de um livro que já se tornou uma referência na cidade e em outros municípios da Baixada Litorânea, onde participou de inúmeras palestras, debates, reuniões e entrevistas para divulgar seu livro “Tamoios, Senhores do Litoral”, lançado em 2010. Como historiador popular, foi o descobridor de um fato histórico: o grande massacre indígena na Confederação dos Tamoios ocorreu no Campo de Maranguape, em Sampaio Corrêa, e não em Cabo Frio, como se pensave até então. Naquela época, 1567, Saquarema fazia parte de Cabo Frio, que se estendia de Macaé a Niterói.

Mais tarde o livro virou filme: “Confederação dos Tampoios: a última batalha”, do cineasta Carlos Pronzato, que se inicia com um depoimento do Paulinho sobre seu livro que é verdadeiramente uma “afirmação de nossa identidade cultural”, como escreveu na contracapa do livro o professor, doutor e mestre Ivan Cavalcanti Proença. Falecido precocemente, Paulinho estava entre nós, na cerimônia na Câmara Muncipal, nos olhos e nos abraços de sua esposa, seus filhos e neta, entre outros parentes.Tudo muito suave e muito lindo! Foi uma noite de alto astral, de verdade, em Saquarema, como não se via há muito tempo! (DT)

Similar Posts