Cidade Comunidade Cultura Educação Últimas Notícias

A casa de todosos ninhos

O livro que é um tesouro

Em abril, foi lançado o livro infanto-juvenil, mas que também encanta adultos e idosos de todas as idades: A casa de todos os ninhos. O lançamento do livro marcou o início do projeto “Retinga em Prosa”, parceria do Instituto Coral Vivo (ICV), tendo como base dados científicos coletados pela GNA, um grupo de empresas, dedicado ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos sustentáveis de gás natural e energia, instalado no Porto do Açu, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense.
O livro é uma obra poética que une literatura e saber científico, para conscientizar a população brasileira sobre a necessidade de conservação de um dos ambientes mais ameaçados da Mata Atlântica: a Restinga. Com poemas de Bia Hetzel e Roseana Murray e ilustrações da talentosa Mariana Massarani, o livro ainda conta com a contracapa escrita pela renomada Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras. Roseana Murray é uma poeta premiadíssima, autora de inumeros llivros, que mora em Saquarema com seu marido, o jornalista Juan Arias, também escritor.

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, a GNA marcou presença na Feira do Meio Ambiente, realizada pela prefeitura de São João da Barra, no Espaço da Ciência, em Atafona. Durante o evento, os participantes visitaram o estande da GNA e conheceram as iniciativas da companhia para a proteção da fauna e da flora local. A GNA também promoveu gratuitamente espetáculo teatral sobre a restinga para estudantes da rede pública de ensino do município. Inspirada no livro “A Casa de Todos os Ninhos”.

A FAVOR DA RESTINGA

Lançado no Dia da Restinga, em 28 de abril, a obra literária faz parte do projeto Restinga em Prosa, parceria da GNA com o Instituto Coral Vivo (ICV), a partir de informações científicas coletadas pelos programas de monitoramento da biodiversidade da região. Por meio de uma série de poemas sobre a biodiversidade das restingas, a publicação é apresentada de forma lúdica e apaixonante. A primeira edição contou com 4 mil exemplares, sendo 3.200 doados às redes públicas de ensino dos municípios do São João da Barra, Rio de Janeiro e Saquarema para atividades de apoio à leitura e educação ambiental. EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE Além das iniciativas de conscientização, a companhia investe em ações para a conservação da biodiversidade local. Dentre elas: resgate de mais de 4.300 animais; resgate e destino à RPPN (Reserva Particular de Preservação da Natureza) Caruara de mais de 1.300 espécimes de flora; plantio de espécies nativas de restinga em 76 hectares, para restauração ecológica; reciclagem de mais de 1.600 toneladas de resíduos; programas de monitoramento e proteção para cetáceos e tartarugas marinhas; realização de atividades de educação ambiental com trabalhadores e comunidades para torná-los agentes multiplicadores ambientais; monitoramento da qualidade do ar para prevenir impactos nas comunidade; e outros programas e ações. Tais iniciativas integram a Estratégia de Sustentabilidade da GNA que é signatária do Pacto Global e assumiu o compromisso de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A versão digital do livro para download gratuito está disponível no site da GNA: https://esg.gna.com.br/restinga-em-prosa.

Do livro nasceu uma montagem teatral exibida no município de São João da Barra

Similar Posts