Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Vida melhor em 2023?…

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

“ANO NOVO, VIDA NOVA!” – escuto desde criança! Será? Muitos de nós fazemos planos para o NOVO ANO… Mas será que conseguimos seguir nosso planejamento e melhorar a vida?

Em interessante crônica publicada em 10.01.2023, em “O Globo”, a jornalista Angélica Banhara, abordando o tema “Como cumprir as metas para 2023”, traz a abalizada palavra do Dr. Matheus Macêdo, médico e especialista em ayurveda, a medicina milenar indiana. Ele nos informa que “estatisticamente, a grande maioria das pessoas desiste das metas e resoluções de Ano Novo até 15 de janeiro”… E continua o Dr. Matheus: “Um grande problema das metas de ano novo é fazer planos para um ano. Doze meses é um tempo muito amplo e a capacidade cognitiva humana é limitada: não lidamos bem com grandes números”… Muita gente não consegue ter uma visão de longo prazo. Se tem 12 meses para realizar algo, em vez de programar mês a mês, a tendência é deixar para fazer tudo no mês 11 … A mentalidade humana é procrastinadora por natureza”, afirma. E sugere o Dr. Matheus: “Se for planejar o ano, sugiro dividir os objetivos em trimestres, em meses e em semanas.” Com metas mais curtas fica mais fácil controlar se você está cumprindo o que planejou. “Se você estabelecer metas menores, garanto, diz ele, que até o final do ano, terá feito mais do que jamais imaginou.”

Outra sugestão do Dr. Matheus Macêdo “é trabalhar com poucas metas.” Ele sugere dividi-las em campos: “físico, intelectual, profissional e pessoal, por exemplo.” Para os aposentados, eu substituiria o campo profissional pelo familiar.

O Dr. Matheus ainda recomenda: “Estabeleça metas POSSÍVEIS e crie um ambiente para realizá-las. É mais fácil mudar seu ambiente do que seu comportamento – se eu não compro uma caixa de bombons (ambiente), fica mais possível resistir ao chocolate (comportamento).”

“Vale lembrar que você pode falhar, e tudo bem. Se acontecer não desanime e nem use isso como desculpa para abandonar seus planos. Estabelecer um novo hábito exige tempo (às vezes menor, às vezes mais longo) e persistência. Tenha paciência e insista” – conclui, com sabedoria, a jornalista Angélica Banhara.

  • “Ocupe-se do pouco para ser feliz.”

Demócrito (460 a. C – 370 a. C)

  • “A vida é a arte da aprendizagem da paciência.”

Nélida Piñon

  • “E o que é a impaciência senão um sinal de imaturidade?”

Lygia Fagundes Telles

E sucesso nos seus planos em 2023, amigos leitores!

Similar Posts