Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

3º Fórum da Pesca em Macaé

Carine e Matheus com equipe da Shell e duas pescadoras locais

Realizou-se no Royal Palace Hotel, em Macaé, no Norte Fluminense, o 3º Fórum da Pesca Artesanal da Bacia de Campos. Com 3 dias de duração, o 3º Fórum da Pesca visou a troca de informações e debates sobre as principais demandas da classe pesqueira dos municípios que compõem a Bacia de Campos. Além dos pescadores, estavam presentes representantes das empresas de petróleo, gás e energia que atuam na região: Petrobrás, Shell, PetroRio, Equinor e Dommo Energia.

Duas mesas redondas foram destaque: “Pescado: da captura à comercialização” e “Pescador: da regularização à aposentadoria”. Foi uma oportunidade para aproximar as diferentes colônias de pesca, os representantes dos projetos de educação ambiental das empresas, além do setor público, como MAPA (Ministério da Abricultura Pesca e Abastecimento), INSS, Capitania dos Portos, Fiperj e outras, visando benefícios para os pescadores artesanais.
Com uma área de exposição, as empresas mostraram suas atividades na região, os impactos ambientais e socioeconômicos da indústria de óleo e gás e as medidas de mitigação e compensação desenvolvidas nos diversos programas de educação ambiental.

Uma delegação de pescadores e pescadoras de Saquarema participou do evento, liderados pelo presidente da Colônia dos Pescadores Z-24, Matheus Souza e a secretária da Colônia, Carine, se destacou como membro do grupo relator do 30 Fórum. A presidente da Colônia dos Pescadores de Araruama, Nadrijane, também participou à frente de uma delegação dos pescadores locais, assim como outros presidentes de Cabo Frio e Arraial do Cabo e outros municípios da Bacia de Campos.

Similar Posts