Cidade Comunidade Cultura Educação

Decamerron, A Comédia do Sexo, no festival no Teatro Mário Lago

Teatro de alto nível no pequeno palco do Teatro Mário Lago (Foto: Dulce Tupy)

Esse espetáculo está comemorando 10 anos de estrada e foi apresentado no Primeiro Festival de Teatro de Saquarema, no Teatro Mário Lago. Decameron- A Comédia do Sexo é uma comédia-farsesca, extraídos do romance DECAMERON do escritor franco-italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375). Este romance é composto por 100 histórias que mostram as mais peculiares paixões e comportamentos humanos; nelas, os “clamores da carne”, a infidelidade conjugal e as trapaças sexuais são temas recorrentes.

A obra revela, em cada conto, que o proibido e o pecaminoso, altamente vigiados pelas autoridades eclesiásticas do final da Idade Média, eram práticas habituais no dia-a-dia das pessoas comuns, do clero e da nobreza. O espetáculo DECAMERON – A Comédia do Sexo conta a história de uma Trupe de Ciganos: Ciutazza, Ergon, Mazetto, Missina e Giuliana, que na Itália do século XIV vai de vilarejo em vilarejo, fugindo da peste negra que assolou o país na década de 1340. Durante a viagem eles param a carroça e divertem o público com histórias de amor e sexo que mostram as artimanhas do adultério, numa linguagem farsesca, levando diversão aos habitantes das localidades, nesta época tão terrível, em que estão castigados pela fome, cansaço e pela peste.

A montagem, no pequeno palco do Teatro Mário Lago, não reduziu o brilho da peça e de seus atores, tendo como destaque a beleza do figurino e iluminação primorosa, mas com pequenas falhas técnicas. Tradução, adaptação e direção: Vivaldo Franco. Elenco: Adilson Lopes, Armindha Freire, Eliane Soares, Marina Petersen e Rennan Msagalhães. Cenário, adereços e figurinos: Lucia Reis.

Similar Posts