Cidade Comunidade Política

ALERJ realizou Sessão Solene de abertura do ano legislativo

A ex-prefeita Franciane Motta foi reeleita para seu segundo mandato na ALERJ (Fotos: Divulgação/ALERJ

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a sessão de abertura da 13ª Legislatura, presidida pelo deputado Rodrigo Bacellar (PL). No plenário, o vice-governador Thiago Pampolha; o presidente do Tribunal de Justiça (TJRJ), o desembargador Ricardo Cardozo; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público (MPRJ), Luciano Mattos.

“A sessão de inauguração do trabalho legislativo do ano foi muito bem representada com os chefes de Poderes do estado. Temos que zelar sempre pela harmonia, independência e respeito entre eles”, destacou Bacellar.
De volta à Casa onde foi deputado por três mandatos consecutivos, o vice-governador Thiago Pampolha, representou o governador Cláudio Castro e apresentou o plano de governo para este ano, além de citar avanços na economia fluminense, que encerrou 2022 com mais de 194 mil empregos criados. Ocupando também o cargo de secretário de estado de Meio Ambiente, Pampolha ressaltou o aporte de R$ 6 bilhões oriundos da outorga da Cedae para despoluição da Baía de Guanabara, do Rio Guandu e do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, entre outros programas como o de educação ambiental, o maior do país, e o decreto que regulamenta o sistema de Logística Reversa do estado.

Procurador-geral de Justiça do MP-RJ, Luciano Mattos reafirmou seu compromisso em estreitar as relações entre o Ministério Público e o Parlamento. “Esta Casa é extremamente relevante para a sociedade. Tenho certeza de que continuaremos com esse importante diálogo”, disse Mattos, que também compôs a mesa de abertura do ano legislativo. Os deputados Luiz Paulo (PSD) e Martha Rocha (PDT) auxiliaram no hasteamento das bandeiras do Brasil e do Estado do Rio.

Dois saquaremenses
na ALERJ

Saquarema reelegeu seus dois deputados estaduais que continuam representando o município na ALERJ. São eles: Franciane Motta (União Brasil) e Pedro Ricardo (PROS).

O médico Pedro Ricardo se reelegeu pela segunda vez para o Legislativo do RJ


Nascida em 8 de janeiro de 1971, Franciane Motta nasceu em Itaboraí mas foi criada em Saquarema, onde se casou com o ex-deputado e ex-presidente da ALERJ Paulo Melo, com quem teve um filho. Professora, embora não tenha exercido a profissão, foi prefeita de Saquarema por 2 mandatos, e em 2018 foi eleita deputada estadual. Franciane iniciou sua vida pública em 2001, quando assumiu a Secretaria de Promoção Social em Saquarema e, três anos depois, foi eleita vice-prefeita da cidade.

Durante os seus dois mandatos como prefeita, implantou o Conselho Municipal do Idoso, o Programa de Educação Ambiental nas escolas, o Centro de Convivência da Terceira Idade e criou o Núcleo de Atendimento à Mulher.

FRANCIANE MOTTA

Ainda como prefeita, Franciane revolucionou a educação em Saquarema, construindo 13 escolas, além da moderna Faetec, em parceria com o Governo do Estado e criou 18 creches. Asfaltou e saneou 75% da cidade e ergueu o Polo de Desenvolvimento Indstrial em Sampaio Corrêa, aumentando o emprego na Região dos Lagos. Na saúde, reformou 13 postos de saúde e ampliou a Policlínica da cidade, além de participar da criação do Hospital Estadual dos Lagos, referência na emergência e no atendimento às gestantes. Sua gestão foi classificada como a segunda melhor do Rio de Janeiro pelo Tribunal de Contas do Estado, com base nos gastos dos recursos na saúde e na educação.

PEDRO RICARDO

O jovem Pedro Ricardo é casado e tem dois filhos. Médico, cardiologista, é filho do também cardiologista e ex-prefeito de Saquarema Dr. João Alberto, atual secretário municipal de Saúde. Aos 39 anos, mora em Saquarema desde que nasceu, tendo sido o vereador mais votado na eleição de 2008. Em 2010 tornou-se primeiro suplente na Câmara dos Deputados. Em 2016, foi eleito vice-prefeito e, em 2018, deputado estadual. Pedro Ricardo acumulou na gestão em que foi vice-prefeito, o cargo de secretário municipal de Saúde, atuando fortemente no combate ao Corona vírus e implantando idéias inovadoras nas saúde.

Na Câmara Federal, em Brasília, o deputado saquaremense Lourival Gomes não foi reeleito. Desta forma, volta-se a seus negócios no município, pricipalmente para a inauguração de seu mais novo supermercado no Porto Novo¸ na entrada do sofisticado bairro de Itaúna. Outra de suas grandes preocupações é sem dúvida com o time Sampaio Correia para o qual inclusive construiu um estádio de futebol conhecido como Lourivalzão.

O ex-deputado Lourival Gomes (Foto: Divulgação/Câmara Federal)

Similar Posts