Cidade Comunidade Dulce Tupy Opinião Política

Estado do Rio tem alta de casos de Covid-19

Editorial - Dulce Tupy

Cerca de 65% dos cariocas ainda não tomaram a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, no Rio de Janeiro. Agora, com a chegada de uma nova subvariante do vírus da Ômicrom, a BQ.1, a capital fluminense já registra um aumento de 5% para 21% de positividade para a Covidf-19, em 2 semanas. Calcula-se que cerca de 1,6 milhão de pessoas do Rio não voltaram para tomar a segunda dose de reforço, nos postos de saúde. No Rio, a primeira paciente com a subvariante BQ.1 foi uma mulher de 35 anos da Zona Norte que não viajou recentemente, o que comprova que o vírus já está circulando. São Paulo já registrou a primeira morte por contaminação com a BQ.1. É preciso que as pessoas ainda não vacinadas e as que tomaram apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 retornem aos Postos de Saúde para preveção da doença. Também está voltando a recomendação do uso de máscaras, principalmente em locais fechados e aglomerados.

Três das universidades mais importantes da capital já estão indicando aos professores, funcionários e estudantes que utilizem a máscara de proteção. No início de outubro haviam apenas 7 casos, mas já no início de novembro o número pulou para 345 casos. O sistema de vigilância do Estado do Rio está em alerta. Em Cabo Frio, os índices da Covid-19 permanecem baixos e os imunizantes continuam disponíveis na Unidades de Saúde. No entanto, a Prefeitura está reforçando a orientação para que as pessoas tomem as doses de reforço para completar o ciclo vacina e evitar a contaminação com essa nova subvariante da Ômicrom. E recomenda que a população use máscaras em ambientes fechados, farmácias, unidades de saúde e transportes coletivos. Tanto em Cabo Frio como em Saquarena, ainda não foi divulgado nenhum caso de BQ.1.

NOVA ONDA

Desde o início da pandemia de Covid-19, o coronavírus continua a evoluir, originando variantes como a Ômicron, surgida no final do ano passado, e subvariantes como a atual BQ.1. Pelo menos, 5 estados já registraram casos da subvariante no país: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas. No mundo, mais de 2,1 milhões de novos casos foram relatados recentemente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo os especialistas, pode estar começando uma nova onda de Covid 19, que se revela no aumento de casos, no atendimento ambulatorial e hospitalar.

Para conter o avanço da doença é preciso retomar a vacinação para concluir o ciclo vacinal e tomar as medidas de prevenção, uso de máscaras e higienização das mãos. Portanto, todo cuidado será necessário na Copa do Mundo e nas festas de fim de ano, para evitar a transmissão do vírus e o surgimento de uma nova onda da doença no país em janeiro! Os sintomas são comuns às infecções: coriza, febre e dor de garganta.

Similar Posts