Cidade Comunidade Cultura Educação

Lançamento de livro e plataforma Mulheres pela Água no 24º ENCOB

A presidenta da ANA, Verônica Rios, no lançamento do livro “Mulheres pela Água” volume 2 e da “Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas (Fotos: Divulgação)

Foi lançado o livro “Mulheres pela Água”, volume 2, e a “Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas”, durante o 24º ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias), realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná. O evento teve o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB).

Neste ano, o primeiro pós-pandemia, o ENCOB se realizou de forma presencial e destacou o papel das mulheres na gestão e no movimento das águas no Brasil. Com patrocínio da ANA (Agência Nacional de Águas), entre outros patrocinadores, o ENCOB trouxe o tema “Gestão da Água: Responsabilidade de Todos”. Tanto o livro “Mulheres pela Água”, volume 2, como a “Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas”, editados por Fernanda Matos e Suraya Modaelli, com supervisão de Lupércio Ziroldo, presidente da REBOB e membro do Conselho Mundial da Água, estão publicados no site www.rebob.org, na página da REBOB Mulher. Essas publicações foram feitas para difundir as quais são as mulheres com atuação e reconhecimento especializado na temática da água no Brasil.

E também para facilitar o contato com essas profissionais, a partir da disponibilização do currículo simplificado e do contato delas. Essas ferramentas são os resultados da parceria entre a ANA, o FNCBH, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e a REBOB. Autora do prefácio do livro “Mulheres pela Água volume 2”, a presidenta da ANA, Veronica Rios, participou do lançamento ao lado da especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA, Mariane Ravanello, que também participa da publicação. A ANA é pioneira no país no reconhecimento da necessidade da equidade de gênero na gestão dos recursos hídricos, tendo criado em 2016 o Comitê Pró-equidade de Gênero, um canal de diálogo entre os(as) profissionais que trabalham na ANA e os espaços institucionais que debatem essa questão.

MULHERES ESPECIALISTAS

No livro “Mulheres pela Água”, lançado durante o ENCOB, em Foz do Iguaçu, algumas mulheres do Estado do Rio de Janeiro participam com seus depoimentos, como a jornalista Dulce Tupy, do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, a educadora Jacqueline Guerreiro, do Comitê da Bacia Hidrográfica Baía de Guanabara, a advogada Lívia Soallheiro e a engenheira Marilene Ramos, técnicas que foram do serviço público às empresas privadas. De outros estados, vale destacar a mineira e veterana Alice Godinho, a matogrossense Áurea Garcia, a brasiliense Daniela Nogueira, as paulistas Eldis Camargo e Margarida Yassuda, e a piauiense Verônica Pereira da Silva.

Para destacar que a gestão das águas é responsabilidade de todos, a programação do 24º ENCOB, abordou diferentes temas: mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional da água, reúso e inovação, planejamento, regulação, boas práticas, gestão participativa e engajamento, com uma oficina especialmente voltada para as mulheres na gestão da água.

O livro Mulheres pela Água, volume 2, está disponível no site da REBOB

Similar Posts