Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Social Últimas Notícias

Livro sobre a dança da Lezeira do Piauí é lançado

A lezeira é uma dança de adultos tradicional em várias localidades no Piauí (Foto: Francisca Souza)

Após cerca de 2 anos de pesquisa de campo e mais 2 anos para estruturação da obra, finalmente “Vamô Vadiá Nesta Lezeira – Ancestralidade e Simbolismo na Dança da Lezeira do Sertão do Piauí” é lançada pela Edições Corisco. O livro foi escrito por Eduardo Pontin, filósofo e pesquisador de cultura popular, e Francisca Sousa, jornalista e fotógrafa.

A produção é resultado da vivência dos autores entre 2020 e 2022 em meio aos cantadores, cantadeiras e brincantes da Lezeira, dança de roda de adultos criada por lavradores do sertão do Piauí. Em 2022, a obra ainda inédita recebeu 1ª Menção Honrosa do Concurso Nacional Sílvio Romero de Monografias de Folclore e Cultura Popular. Os lançamentos ocorreram no mês de novembro em Teresina, Parnaíba, Floresta do Piauí e Quilombo Custaneira – Paquetá.

Filósofo e pesquisador, Eduardo Pontin lança seu primeiro livro

Montados numa moto Honda CG 125 ano 2006 pilotada por Francisca, os expedicionários percorreram 12 municípios, mais de duas dezenas de povoados rurais e 7 Comunidades Quilombolas, documentando informações orais de aproximadamente 80 participantes da brincadeira. O prefácio do livro é assinado pelo historiador do IPHAN Ricardo Augusto Pereira, que afirma: “Trata-se do mais aprofundado e abrangente trabalho sobre a Lezeira já produzido no Brasil”.

Obra Multimídia

“Vamô Vadiá Nesta Lezeira” é uma obra multimídia, pois se constitui num documentário Poético-Sonoro-Fotográfico. De suas 394 páginas, 150 delas são compostas pelo cancioneiro poético da Lezeira, com letras de mais de 1.000 quadras populares e 130 cantigas de Lezeira. Conjuntamente ao livro, 6 álbuns digitais estão sendo lançados, com gravações fonográficas captadas por estúdio itinerante nos próprios terreiros onde a Lezeira acontece.

A fotógrafa e pesquisadora Francisca durante uma entrevista num quilombo (Foto: Divulgação/Edição Corisco)

No total, são 55 faixas que podem ser escutadas por meio de QR Codes espalhados ao longo do livro, permitindo uma leitura interativa. Além disso, “Vamô Vadiá Nesta Lezeira” é também um livro fotográfico, pois é constituído por mais de 150 fotos autorais de Francisca Sousa. Dessa maneira, trata-se de um documentário Poético-Sonoro-Fotográfico.

Um dos méritos da obra são as 1.000 quadras populares ensinadas diretamente pelos cantadores e cantadeiras dessa brincadeira, transcritas por Eduardo e Francisca. Com isso, a dança única expressão cultural do Brasil e, possivelmente, do mundo, com 1.000 quadras documentadas.

Série Discográfica “Lezeira do Sertão do Piauí”

A obra é permeada por 6 álbuns digitais: Lezeira de Floresta, Lezeira do Quilombo Mutamba, Lezeira da Comunidade Boa Vista de Picos, Lezeira da Comunidade Tombador, Lezeira do Quilombo Custaneira e Lezeira do Quilombo Atrás da Serra. As gravações foram feitas em janeiro de 2023, com equipe composta pelo experiente sonoplasta Zé Dantas, Eduardo Pontin como produtor fonográfico e diretor geral, Francisca Sousa como diretora artística e Roberto Sabóia, como assistente técnico. Esses registros apresentam de forma pioneira a Lezeira ao universo fonográfico.

Os lançamentos de “Vamô Vadiá Nesta Lezeira” aconteceram no mês de novembro. No dia 4/11 o evento se deu em Teresina, na Livraria Entrelivros, com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores. Já no dia 9/11, o lançamento ocorreu em Parnaíba, no Sesc Caixeiral. Eduardo e Francisca promoveram um debate apresentando o livro ao litoral piauiense, seguidos de apresentação do grupo Lezeira do Quilombo Mutamba.

Dia 13/11, os autores realizaram evento em Floresta do Piauí, na comemoração dos 3 anos da Academia Florestense de Cultura Popular. Este lançamento foi muito simbólico, pois aconteceu justamente num dos redutos mais fortes da Lezeira do Piauí, terra de Mestre Chiquim Ferreira e Mestre Gabiru, certificados pelo Governo do Estado como Patrimônios Vivos do Piauí. Finalizando a agenda de lançamentos, no dia 15/11, o evento ocorreu no Quilombo Custaneira (Paquetá do Piauí), com a presença de Dona Rita de Custaneira e Dona Chica Tomé, cantadeiras de Lezeira Patrimônios Vivos do Piauí.

Similar Posts