Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

Pescadores participam de projeto socioambiental na Mombaça

O Instituto Onda Azul inaugurou o projeto socioambiental no tradicional Restaurante Toca do Peixe na Mombaça (Fotos: Dulce Tupy)

O Instituto Onda Azul lançou em Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e em Maricá, na Região Metropolitana, o projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), com apoio da Petrobras, que prevê diversas ações para desenvolver o turismo de base comunitária e a geração de renda de comunidades tradicionais. Os encontros, em 5 localidades, reuniram mais de 100 pessoas e vão beneficiar 800 pescadores, até meados de 2024.
O encontro na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, contou com a participação de antigos pescadores de um dos locais mais produtores de camarão da Lagoa de Araruama. O pescador Marcos Vinicius, de 40 anos, se emocionou ao comentar que o filho quer seguir seus passos e ser pescador. “Fui ensinado, lá atrás, que quem não estudasse acabava virando pescador. Meu filho outro dia me disse que ia estudar justamente para ser pescador! Temos orgulho do nosso ofício e esse projeto vai ajudar bastante a nossa rotina”.

PARCERIA E COLETIVIDADE

O projeto é sustentado por três eixos: 1. Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, 2. Turismo de Base Comunitária, 3. Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário. Cada eixo foi desenvolvido com base em pesquisas científicas para promover a autogestão pesqueira. As comunidades atendidas serão Mombaça, em Saquarema, Baleia, em São Pedro da Aldeia, Siqueira, em Cabo Frio, e Amendoeira e Itapeba, em Maricá.

Membros do Programa Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares com lideranças pesqueiras e comunitárias


André Esteves, diretor do Instituto Onda Azul e gerente do projeto, reforçou o caráter participativo e plural do projeto USSL (Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares). “Os primeiros encontros foram bastante enriquecedores, com as comunidades interessadas e muito participativas. O nosso foco é mostrar, neste momento, que tudo será feito por e para os pescadores. Não existe ação de cima para baixo, nem imposições. Somos parceiros, ajudamos a construir coletivamente. A diretriz e os caminhos são dados pelas comunidades”, destacou Esteves.

FORÇA DAS PESCADORAS

A forte presença feminina marcou o encontro inicial na Mombaça, em Saquarema. Secretária da Colônia de Pescadores Z-24, Carine Souza, lembrou que as mulheres exercem liderança na comunidade às margens da Lagoa de Saquarema. “Sabemos que há um preconceito contra mulheres pescadoras. O projeto, com palestras e cursos de capacitação, vai ajudar bastante a dar mais força ao trabalho dessas pescadoras”.

Roseana e a filha Valentina, esposa e filha do pescador e ambientalista Piau


Na Mombaça, já há um grupo de mulheres coordenadas pela líder comunitária Nailza, que estava presente à reunião. Dias depois, realizou-se a fundação da Comissão de Mulheres da Mombaça no Centro Comunitário local. O lema da Comissão de Mulheres é: Mulher tem voz! Mulher tem vez!
Entre as ações do Projeto Sistemas Lagunares estão educação ambiental, economia criativa, produção científica e capacitação no manejo do pescado e comercialização, visando a geração de renda. Um site reunindo informações sobre os arranjos turísticos sustentáveis das 5 localidades, a formação de redes de mulheres pescadoras e a publicação de um livro com as fases do projeto estão entre os objetivos do USSL.

NA TOCA DO PEIXE

Realizada no restaurante Toca do Peixe, nas margens da Lagoa de Saquarema, na Mombaça, a reunião de lançamento do projeto reuniu novos e antigos pescadores de Saquarema, entre eles o Marquinho Xavier, o Quinho, da Associação de Pescadores de Jaconé e o pescador e ambientalista Piau, que nos últimos anos promoveu o replantio do mangue nas margens da Lagoa na Mombaça, junto com sua família, a esposa Roseane e a filha Valentina.

A liderança feminina Nailza em primeiro plano e parte da plateia presente


O próprio dono do restaurante Toca do Peixe, Geraldo, irmão da Vanilda, que junto com a sobrinha Ana Cristina sempre promove a Festa do patrono do bairro, São Jorge, inventou uma espécie de turismo comunitário ao trazer e levar de barco clientes que vêm da Pontinha, em Barra Nova, no outro lado da lagoa, para apreciar o delicioso pescado do seu cardápio. Neste ambiente natural, os pescadores e moradores se sentiram à vontade para participar da reunião promovida pelo Instituto Onda Azul, uma organização não governamental, especializada em gestão de projetos ambientais. O projeto é patrocinado pela Petrobras.

A voz e a vez das mulheres

As mulheres da Mombaça criaram a Comissão das Mulheres, encabeçada pela Nailza, no Centro Comunitário (Foto: Divulgação)

A recém criada Comissão das Mulheres Pescadoras da Mombaça inaugurou suas atividades logo após a reunião na Toca do Peixe. Liderada pela Nailza, o grupo de mulheres já está se movimentando para dar início a uma ação social em novembro, com distribuição de cestas básicas e um bingo. Mas o projeto é bem maior e inclui palestras e um futuro atendimento médico e dentistas.

Segundo a secretária da Colônia de Pescadores, Carine, em Saquarema cerca de 1.000 famílias estão envolvidas com a pesca. O depoimento está no vídeo Vozes Lagunares da Pesca, que já está sendo veiculado pelo projeto Sistemas Lagunares (USSL), destacando a importância dos pescadores e pescadoras locais em busca de melhores condições de vida.

Similar Posts