Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Opinião Política

O Saquá 276 – Chamadas de Capa

Círio de Nazareth presencial
emociona fiéis e romeiros

Ricamente ornamentado, o andor da Santa nesse ano superou as espectativas dos devotos e fiéis (Foto: Divulgação)

A volta do Círio de Nazareth de Saquarema, o mais antigo do país, pós-pandemia, emocionou o público presente, turistas, fiéis e romeiros. Inaugurado no dia 30 de agosto, se encerrrou no dia 8 de setembro, com a belíssima procissão. Durante esse período, vários shows se realizaram, barraquinhas nas ruas e apresentações da Banda Santo Antônio, incluindo uma retreta na praça, como antigamente, deram o tom sóbrio da festa. Sem exageros e com muita alegria, o Círio de Nazareth este ano voltou a ter a procissão de barcos na Lagoa, promovida especialmente pela comunidade pesqueira local. E, como novidade, uma exposição sobre o culto a Nazareth de Saquarema, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura no Centro de Memória, onde ricou exposta uma réplica da imagem da Santa feita por Luiz Eugênio Bravo, fotos e cartazes, incluindo dois mantos rendados.
Página 3

A professora Neusa no Centro de Memória que homenageou N. Sra. de Nazareth (Foto: Dulce Tupy)

Campanha ambiental
chega a Saquarema

José Silvestre, Victor Frias, Marcelo Calazans e Vinícius Mendes na reunião contra o porto (foto: Dulce Tupy)

Realizou-se na Colônia de Pescadores Z 24, uma reunião da Campanha ‘Nem um poço a mais’, contra a construção de portos que favorecem a indústria petroleira. Nascida no Espírito Santo e promovida por várias entidades, inclusive a FASE (Fundação de Atendimento Sócio Educativo), a campanha foi adotada em Saquarema pelos movimentos SOS Porto Não, que luta contra o Porto de Jaconé, SOS Barra Nova, NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), Nem tudo é lixo e outras. Veio do Espírito Santo o ambientalista Marcelo Calazans para apresentar a campanha.
Página 2

Bicentenário da Independência comemorado em Jaconé

Caio, autor da página História de Saquarema

Os 200 anos que separam o grito “Independência ou Morte!”, do imperador Pedro I até hoje, foi comemorado no Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé.
Parabéns a todos e todas que participaram!
Página 6

Maior evento sobre a água
se realizou em Foz do Iguaçu

O ENCOB se realizou on line e presencialmente, pela primeira vez nos últimos dois anos e destacou a importância das mulheres na gestão dos recursos hídricos

O XXVIV ENCOB (Encontro Nacional de Comitês e Organismos de Bacia) se realizou no final de agosto em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com cerca de três mil participantes, presencialmente ou on-line, o evento reuniu lideranças da comunidade da água de todas as regiões do país e teve, pela primeira vez, o protagonismo das mulheres. Na ocasião, foi lançado o livro Mulheres pelas Águas, Volume 2, com depoimentos de mulheres militantes dos Comitês de Bacias. Outros livros também foram lançados, como Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu, Proteção e Conscientização, e Rio Paranapanema, da nascente à foz.
Páginas 4 e 5

Similar Posts