Cidade Comunidade Cultura Homenagem

Círio de Nazareth de Saquarema o mais antigo do Brasil

Nos dias do Círio de Nazareth a igreja fica toda enfeitada desde a escadaria (Fotos: Facebook/Nossa Senhora de Nazareth)

A programação religiosa do mais antigo Círio de Nazareth do país começou no final de agosto e se estendeu até o dia 8 de setembro, quando se comemora o aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Nazarth esculpida em madeira, sentada num trono, segurando no braço o Menino Jesus. O aparecimento no promontório de Saquarema fez com que a comunidade católica construísse aos longo dos anos a bela igreja que lá se encontra, abençoando especialmente os fieís e os romeiros.

Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema


A festa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema marca a data da primeira devoção à Virgem de Nazareth no Brasil, em 1630, no século XVII. Além da festa cuja culminância é a procissão pelas principais ruas do Centro de Saquarema, houve a tradicional carreata, com o desfiel da Santa pelos bairros. Houve também o Círo das Águas, uma procissão de barcos na Lagoa de Saquarema, produzida pelos pescadores, em homenagem à Virgem de Nazareth.

No Dia da Pátria, 7 de Setembro, que esse ano comemorou o bicentenário de Independência, realizou-se uma alvorada com a Banda Santo Antônio percorrendo as ruas e no final do dia houve um retreta na Praça Macedo Soares. No dia 8 de setembro, a imagem da Milagrosa Padroeira foi exposta na igreja para visitação e veneração dos fiéis, com a recitação do Santo Rosário até 17h. A programação se encerrou com a procissão, quando a imagem desceu as escadarias cercada de fiéis, que percorreram as ruas do Centro, emocionando a todos. Ralizaram-se também missas campais e shows com os cantores Glauco Zulo, Tony Alysson, a dupla Gabriel & Luciano e o cantor Murilo Motta.

Uma das inúmeras missas realizadas na ocasião, inclusive missas campais na praça

Similar Posts