Cidade Comunidade Cultura Educação

Os 200 anos da Independência do Brasil comemorados em Jaconé

Alunos da Escola Municipal Ismênia Barros Barroso se apresentando em frente ao Museu de Conhecimentos Gerais, na abertura da Semana da Independência

O Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado com roda de conversa, palestra e debate na Reserva Técnica do Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé. Dirigido pelo biólogo Carlos Alexandre, o Museu tem sido polo de encontros, pequenos e grandes, sobre a cultura em Saquarema. Para comemorar o bicentenário, Alexandre convidou a historiadora Lourdes Silveira, veterana palestrante do Museu, o jovem Caio Andrade, que edita a página História de Saquarema no Facebook, o bacharel em Direito Ricardo Silva, morador de Jaconé, o mestre em Patrimônio Wangles Avelis e a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá e diretora da Tupy Comunicações.

A historiadora Lourdes Silveira

Na abertura do evento, a banda da Escola Municipal Ismênia Barros Barroso se apresentou na rua em frente ao Museu, com um repertório musical emocionante. Dias depois, teve a apresentação das crianças que tocam violinos, da Creche Victória, de Jaconé. Segundo Alexandre, a palestra da jornalista Dulce Tupy, sobre o Quilombo de Bacaxá, fechou com chave de ouro, a semana da Independência no Museu de Conhecimentos Gerais, quando houve a oportunidade também de conhecer o historiador Pierre de Cristo, que veio de Cabo Frio especialmente para a ocasião. Pierre é um especialista em quilombos na Região dos Lagos, inclusive o Quilombo de Bacaxá, o Quilombo do Carucango, o Quilombo da Rasa e outros.

O bacharel de Direito Ricardo

MUSEU DA PERSISTÊNCIA

Com um público seleto, a Museu recebeu na semana da Independência a visita dos ambientalistas Iza Paz, Vinícius Mendes e Selma, além do diretor do Museu do Cangaço, de Bacaxá, Josué Macedo. Foram momentos de oportuna reflexão sobre o processo da Independência do Brasil, sob diversos aspectos. Afinal, a Independência do Brasil vem sendo comemorada desde o ano passado, mas com diferentes abordagens. O Museu de Conhecimentos Gerais promoveu uma ação cultural extremamente produtiva, num município pobre culturalmente como Saquarema.

O professor Wangles Avelis

Na produção do evento, a esposa de Alexandre, a também bióloga, Hosana Moura, e a filha do casal Nathália que fez a gravação das palestras. Além da sempre marcante presença do casal Zezé e Luiz Lopes, ele sendo vice-presidente da Aimberê, a Associação da sociedade civil que viabiliza o Museu de Conhecimentos Gerias. No final, foi oferecido um cafezinho com bolo de banana, tudo bem brasileiro, como deveria ser a nossa Independência. Alexandre é um vencedor, porque com sua persistência vem conseguindo concluir o projeto do Museu de Conhecimentos Gerais que já está sendo ocupado até o segundo andar, faltando apenas o terceiro andar e mais um anexo.

A jornalista Dulce Tupy, o diretor do Museu Carlos Alexandre e o pesquisador Pierre de Cristo, de Cabo Frio

Similar Posts