Cidade Comunidade Política

Câmara inaugura Galeria e novo Plenário

Original do Hino de Saquarema

A reforma da Câmara e a inauguração de uma Galeria para exposições são um grande trunfo do Poder Legislativo saquaremense. Presidido pela vereadora Adriana Pereira, (Adriana de Vander), em seu segundo mandato como vereadora e também em segundo como presidente da Mesa Diretora, a Câmara ganhou um olhar feminino focado na inovação.

A reforma do espaço da Câmara, proporcionou mais conforto aos vereadores e principalmente à população. O novo Plenário Prefeito Carlos Campos da Silveira ficou moderníssimo!

Na sala ao lado, foi criada a Galeria Vereador José Carlos Cabral, (in memoriam). E foi criada também uma sala para o arquivo, com funcionárias contratadas para esta função específica: preservar a memória da Câmara e da municipalidade. No espaço externo, foi feito um bicicletário e reformado todo o jardim.

A exposição inaugural da Galeria, “Memórias em fatos e fotos: passado e presente da Câmara Municipal de Saquarema” conta a história através de fotos, documentos, livros e vídeos com depoimentos de ex-vereadores e ex-prefeitos, como Porphírio Azeredo, Jurandir da Silva Mello, Juarez Diogo, Silvio Vidal e Antonio Peres, Derval Pinheiro, Jair Moreira, Leomil Pinheiro, Vander Vignoli, entre outros, desde 1841 até os dias atuais.

Verdadeiras raridades

Presidente Adriana e
ex-presidente Vander

Elaborada por uma equipe coordenada pela presidente Adriana de Vander, a exposição contou com a assessoria da artista plástica Telma Cavalcanti e da arquivista Andréa Drummond, da assistente de arquivo Rosalice Vieira, além do suporte fotográfico de Erlivelto de Oliveira, entre outros técnicos. Inaugurada em 19 de fevereiro, a exposição já é um sucesso!

A Galeria expõe a história do voto feminino no Brasil, quadros com as diversas formações dos mandatos legislativos ao longo dos anos, cópia de um dos primeiros Regimentos Internos da Câmara elaborado sob a coordenação do vereador, teatrólogo e pintor Antenor de Oliveira (avô do atual vereador Bruno Pinheiro), livros de história de Saquarema, como o pioneiro “Minha Terra Saquarema”, do pesquisador Darcy Bravo, hoje raríssimo, o do também pesquisador e seu neto Herivelto Bravo Pinheiro, “Raízes de Minha Terra”, esgotado, o livro “Peres, História e Realizações”, escrito pelo ex-vereador Chico Peres e pela jornalista Dulce Tupy e o livro “Estrada de Ferro Maricá”, do jornalista e historiador de Araruama Célio Pimentel.

Além de documentos de época e páginas de jornais antigos, um dos documentos mais importantes é a partitura e letra do Hino Municipal a Saquarema, de autoria do oficial de atas da Câmara, poeta e músico José Bandeira. Projeto número 5, de 1965, o hino ganhou um arranjo musical doado pelo maestro Chiquinho, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Gravado posteriormente, no primeiro governo Antonio Peres, os CDs foram distribuídos nas escolas.

LEGADO CULTURAL

Primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara,a vereadora Adriana de Vander deixa um legado cultural para a cidade, junto com os demais componentes da Mesa Diretora que apoiaram totalmente este empenho: o vice-presidente Roger Gomes, o primeiro-secretário Abraão da Melgil e o segundo-secretário Evanildo Ferreira (Vanildo de Jaconé). Resgatar a história da Câmara de Saquarema foi também unanimidade entre os demais vereadores: Bruno Pinheiro, Elisia Rangel, Janderson de Aguiar, Rachel de Carvalho, Rodrigo Ferreira, Roberto Carlos (Bebeto do Rio Seco), Romacartt Azeredo, Vanildo Siqueira (Kilinho) e Guilherme Ferreira (Pitiquinho).

A Galeria, ao lado do plenário, está aberta à visitação gratuita, de 9:00h às 18:00h , e poderá abrigar novas exposições e projetos culturais.

Mesa diretora da Sessão Solene com a presença do ex-prefeito Antonio Peres
Inauguração da Galeria José Carlos Cabral com a presença da família

 

A presidente da Câmara, vereadora Adriana Pereira, falando na tribuna

 

A Galeria foi inaugurada com uma exposição histórica sobre Saquarema
‘‘Memórias em fatos e fotos: passado e presente da Câmara Municipal’’

 

Bancada de vereadores e convidados entre eles Bebeto, Rachel e os ex-presidentes Vander e Silvio Vidal

 

Bancada de vereadores, Janderson, Rodrigo Borges, Pitiquinho, Kilinho e Romacart

 

Adriana e funcionários da Câmara que atuaram na Sessão Solene e na Galeria

 

Adriana e as funcionárias da Casa que trabalham no dia a dia da Câmara

 

A exposição atraiu muitos visitantes em busca de informações sobre a história de Saquarema

 

Plenário Carlos Campos da Silveira
totalmente reformado para dar mais conforto aos vereadores e ao público

 

A presidente e os guardas municipais
que estão sempre presentes na Câmara Municipal

 

Vereadores e convidados assinando o livro de presença da exposição que já está aberta à visitação

 

 

Similar Posts