Cidade Comunidade Cultura Educação História Homenagem Meio Ambiente

O Saquá 275 – Chamadas de Capa

Lançado o livro Folias de Saquarema na Casa de Cultura Walmir Ayala

Jorginho da Bandeira do Divino, a escritora Lina Barcellos, prefaciadora do livro, o secretário de Cultura, Manoel Vieira e o maitre de ballet Márcio Nascimento com a autora Dulce Tupy, no lançamento do livro (Foto: Divulgação)

Foi um lançamento harmonioso, no espaço onde já se encontrava uma exposição sobre as folias fluminenses; o cenário ideal para compor o ambiente do lançamento do livro Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular. Escrito como trabalho final de um curso feito na Secretaria Estadual de Cultura, o livro da jornalista Dulce Tupy foi publicado como e-book nos sites da Prefeitura Municipal de Saquarema e no da Tupy Comunicações, graças ao Prêmio de Literatura Alberto de Oliveira, da Lei Aldir Blanc. No ano seguinte, o livro foi agraciado para impressão novamente pela Lei Aldir Blanc. Com uma pequena tiragem de apenas 100 exemplares, o livro agora será distribuído para as bibliotecas escolares. É uma maneira de preservar a memória das folias saquaremenses, tanto a Folia de Reis, que não existe mais, como a Folia do Divino, que permanece e sai às ruas anualmente. É pura cultura popular que resiste ao tempo e a todas as mudanças culturais ocorridas no município.
Página 5

Ivan Proença revisita o Quilombo de Babaxá

Ivan e Isis, coordenadores da Oficina (Foto: Divulgação)

Um quilombo que existiu em Bacaxá, no século XVIII, é um fato histórico pouco conhecido e estudado. Porém, o professor de literatura e cultura popular Ivan Cavalcanti Proença, fundador da Oficina Literária mais antiga do país, deu uma entrevista situando o Quilombo de Bacaxá no contexto histórico do Brasil no período colonial.
Páginas 2 e 3

Dança ganha fôlego em Saquarema

Seleção para os cursos de dança e a III Mostra de Dança de Saquarema estão incentivando essa arte divina (Foto: ASCOM/PMS)

Após ter sido relegada a segundo plano, a dança finalmente está sendo prestigiada em Saquarema. Recentemente, realizou-se um concurso para selecionar alunos dos cursos Técnica de Dança Clássica e Formação de Grupos de Balé. Também já está prevista a III Mostra de Dança que vai se realizar em outrubro no Teatro Municipal Mário Lago.
Página 6

Seminário ambiental no Espírito Santo questiona construção de porto

O Porto Central, projetado para ser construído próximo à foz do Rio Itabapoana, no limite do litoral sul do Estado do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, foi contestado no VII Seminário Nacional da Campanha “Nem Um Poço a Mais!”. Com participação de lideranças comunitárias de 6 estados do Brasil e 2 países, Argentina e Angola, o Seminário se encerrou com uma manifestação de protesto contra o Porto Central, realizada na frente do histórico Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, patrimônio histórico do município e do estado.
Caso seja construído o Porto Central, o Santuário das Neves, joia da arquitetura colonial, com mais de 300 anos, ficaria totalmente isolado, sem acesso aos moradores e fiéis.
Página 4

Similar Posts