Cidade Comunidade Cultura Dulce Tupy Homenagem Social

Lançamento do livro Folias de Saquarema na Casa da Cultura

O lançamento, na Casa da Cultura, entre as peças da exposição Essa folia é de reis, criou uma atmosfera lúdica (Fotos: Divulgação)

Na hora marcada para o lançamento, caiu uma chuva daquelas típicas de Saquarema. Encheu de água as ruas, mas depois passou e ficou só uma garoinha. Mesmo assim, o lançamento lotou, com amigos, familiares e pesquisadores da cultura popular. Um dos primeiros a chegar foi o biólogo Carlos Alexandre e família, do Museu de Conhecimentos Gerais, seguido pela filha da autora, Lia Caldas, que veio de Friburgo especialmente para o lançamento do livro. Lia é autora das duas fotos da contracapa do livro e da foto da abertura dos capítulos, entre outras.

LEI ALDIR BLANC

Aos poucos, com o passar da chuva, foram chegando os convidados que participaram do lançamento e puderam degustar um delicioso coquetel sem álcool, oferecido pela própria prefeita Manoela Peres. Segundo o secretário municipal de Cultura, Manoel Vieira, “foi uma noite gloriosa”, ele que testemunhou todo o esforço da jornalista e pesquisadora Dulce Tupy na edição do livro, vencedor do segundo edital da Lei Aldir Blanc. No primeiro edital, quando a autora ganhou o Prêmio Alberto de Oliveira, a publicação foi um e-book, devido aos altos custos editoriais, e se encontra disponível na internet, no site da Prefeitura de Saqurema e no da Tupy Comunicações: tupycomunica.com.
Com uma pequena tiragem de apenas 100 exemplares, o livro Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular poderá ser reeditado. Com fotos e linguagem jornalística, o livro destaca a resistência das folias ao longo do tempo, no cenário do desenvolvimento do município que trouxe novas culturas. Dulce Tupy é autora também do livro Carnavais de Guerra, o nacionalismo no samba, agraciada há muitos anos por um edital da Funarte (Fundação Nacional de Arte), hoje esgotado, mas disponível na internet, através do Issu, com um link no site tupycomunica. com. Atualmente considerado um clássico, o livro de Dulce enfoca a participação dos negros na criação das escolas de samba; tem sido base de consulta para vários estudos acadêmicos.

Dulce Tupy no altar na exposição montada pelo professor Ricardo Lima da UERJ

LANÇAMENTO HISTÓRICO

Estiveram presentes no lançamento a poeta Lina Malheiros Barcellos, que prefaciou o livro Folias de Saquarema, Jorginho da Bandeira, mestre griô, percussionista e folião da Folia do Divino, Caio do Museu Virtual História de Saquarema, no facebook, o biólogo Décio de Morais Júnior, do Museu Nacional, que veio morar recentemente em Saquarema com sua esposa e também bióloga Helena, a fisioterapeuta Adriana Bonelli, a enfermeira Fátima, do Posto de Saúde de Jaconé, produtora de desfiles de moda, a secretária da Colônia dos Pescadores
Carine, os artistas circenses Ju e Diego, o casal de biólogos da Associação Aimberê e Museu Conhecimentos Gerais Carlos Alexandre, Hosana e filha, entre outros convidados.

A autora Dulce Tupy reuniu parte da família em Saquarema, além da filha e genro que vieram de Friburgo


Da equipe que fez o livro estavam além de Dulce, o marido e fotógrafo Edimilson Soares, a filha Lia Caldas que colaborou com fotos de seu arquivo, o designer do livro Thadeu Moraes, que impregnou as páginas com influências do Movimento Armorial do Nordeste, Jorginho da Bandeira que assina uma das orelhas do livro “Você é uma foliã” e a professora Lina Barcellos, que fez o prefácio. A escritora e poeta Beatriz Dutra, presidente da Academia de Letra Rio-Cidade Maravilhosa, autora da apresentação do livro, cronista do jornal O Saquá, não pode comparecer mas enviou flores lindas para Dulce. Também os assessores da Secretaria de Cultura Carlos, Henrique e Márcio Nascimento, entre outros da equipe de Manoel Vieira, se fizeram presentes, neste lançamento que já se tornou histórico no município.

O secretário de Cultura, Manoel Vieira, destacou a importância da pesquisa, no resgate da cultura popular

Similar Posts