Cidade Comunidade Cultura Meio Ambiente Política

O Saquá 268 – Chamadas de Capa

Campo de Aviação de Saquarema vai garantir prédio histórico no Rio

O enorme terreno do Campo de Aviação de Saquarema, entre o mar e a lagoa, vai virar um grande Parque Verde, verdadeiro presente para os saquaremenses (Foto: ASCOM/PMS)

O Campo de Aviação de Saquarema está sendo negociado em Brasília pelo ex-prefeito Antonio Peres, com apoio do deputado federal Altineu Cortes e do senador Carlos Portinho. Segundo o acordo fechado entre eles e o governo federal, os custos da compra do terreno em Saquarema, no valor de 13 milhões, cobrem a avaliação do prédio do MEC, no Rio de Janeiro. Ícone da arquitetura moderna brasileira, o prédio construído no governo Getúlio Vargas estava ameaçado de ir à leilão. No terreno do Campo de Aviação de Saquarema, será construído um Parque Verde. Um verdadeiro presente para o município.
Página 3

Novo auditório do Museu de Conhecimentos Gerais

O biólogo Carlos Alexandre, diretor do Museu de Conheci-mentos Gerais (Foto: Museu de Conhecimentos Gerais)

A Reserva Técnica do Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé, vai ganhar um auditório, para promover encontros, debates e palestras. A inauguração das obras do auditório, que duraram cerca de 2 anos, será feita no final de janeiro com uma sessão do documentário “Pedras de Darwin. Os Beachrocks de Jaconé”, do cineasta Carlos Pronzato, que também filmou em Saquarema o histórico “Confederação dos Tamoios: a última batalha”. Devido ao protocolo sanitário da pandemia, a sessão inaugural será somente para convidados. Porém, quem quiser visitar o museu deverá agendar pelo whatsapp (22) 993279110.
Página 5

Associação de Pescadores de Jaconé promove reuniões do bar do Xavier

Marquinho e o pai Xavier

A recém inaugurada Associação de Pescadores de Jaconé está promovendo uma série e reuniões com os pescadores locais: uma reunião com representantes da Petrobrás, que doou cartões de alimentação aos pescadores na véspera do Natal e outra reunião com membros da Guarda Municipal e com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, para discutir procedimentos legais da pesca artesanal. Segundo o presidente Marquinho Xavier a Associação pretende inaugurar em breve sede definitiva.
Página 4

Folias de Saquarema na internet

O e-book sobre as folias

A pesquisa “Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular”, da jornalista Dulce Tupy, que ganhou o Prêmio Alberto de Oliveira, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito da Lei Aldir Blanc, em 2020, chegou ao público no final do ano passado, através de um e-book, livro publicado no site da Tupy Comunicações: tupycomunica.com. Agora, no segundo edital da Secretaria de Cultura, no final de 2021, o projeto foi contemplado para impressão. O lançamento deverá ocorrer na Casa da Cultura Walmir Ayalla, em data a ser anunciada.
Página 2

Similar Posts