Cidade Comunidade Homenagem Social

Adeus, Maria Prestes

À convite da jornalista Dulce Tupy, Maria Prestes participou da inauguração da então nova sede da AMEAS, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, onde também participaram a prefeita Franciane Motta e a secretária municipal da Mulher Rosângela Borges, em março de 2012. Foi quando a presidente Edna Calheiros conheceu Maria Prestes, brotando uma grande amizade. (Foto: Dulce Tupy)

Escrevo para homenagear Maria Prestes, falecida em 4/2/2022, velada na ALERJ e cremada em 6/2/2022, como representante da AMEAS – Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema. Sabia da sua história, a vi em eventos, mas nos conhecemos pessoalmente em 2011, em Saquarema, cidade que ambas amávamos e onde tínhamos também residência. Desde então, vivenciamos intensas emoções, através de ações organizadas pela AMEAS, com apoio do CEDIM-RJ (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher).

Maria Prestes concordou em executar o Projeto Memória Viva, do CEDIM, e o fez de forma brilhante. Assim, percorremos cidades do estado do Rio de Janeiro e rompemos suas fronteiras, passando por Oliveira, em Minas Gerais, chegando a São Luiz, Chapadinha e Magalhães de Almeida, no Maranhão, e a Teresina, Luzilândia e Valença, no Piauí.
Nessas viagens juntas ouvi muitas histórias e aprendi lições para a vida. Construímos uma sólida e fraterna amizade. Maria Prestes, por onde passava, fazia amizades e cuidava em preservá-las.

Nos dias que antecederam sua morte, recebi telefonemas e mensagens de todos os lados. Tive que criar uma rede de transmissão para passar informações diárias do seu estado, recebidas da filha Zoia Prestes, a quem agradecemos esse carinho e atenção. E era cobrada quando demorava a postar notícias… Maria Prestes era muito querida!

O CEDIM-RJ solicitou que seu velório fosse na ALERJ. Agrademos ao Presidente Deputado André Ceciliano, à Deputada Enfermeira Rejane e ao Cerimonial da ALERJ as providências para que o ato acontecesse e a forma zelosa e carinhosa como o conduziram. Aqui fica o nosso adeus físico à Maria Prestes, na certeza de que sempre estará presente em exemplos e lembranças, pois foi intensa e não deixou de fazer o que tinha que fazer em vida; uma mulher lutadora, que dedicou a vida por um mundo melhor para todos. Um mundo justo e igualitário!

Registramos a homenagem especial da AMEAS à Maria Prestes e a gratidão por ter levado o nome da nossa Associação a lugares tão distantes do nosso Brasil.
Maria Prestes presente, agora e sempre!
Edna Calheiros
AMEAS – Presidenta

Similar Posts