Cidade Comunidade Cultura Educação

O Saquá 261 – Chamadas de Capa

Exposição em escola de Itaúna
nos 180 anos de Saquarema

A diretora Tininha com alunos e uma de suas colaboradoras na exposição no Orgé (Foto: Dulce Tupy)

A Escola Municipal Orgé Ferreira dos Santos fez uma homenagem singela para comemorar os 180 anos de Saquarema. Montada no pátio interno da escola, uma exposição refletiu as atividades da pesca tradicional do município, o artesanato de tabúa de Mombaça, os apetrechos da pesca artesanal de Itaúna e da Lagoa de Saquarema, além de fotos dos surfistas mais badalados do bairro, no Brasil e no exterior, como Chumbinho, campeão nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, que participou dos realities Big Brother e No Limite, da TV Globo. Foi homenageado também o saudoso surfista Maraca, dois poetas de Saquarema, Chico Peres e Roseana Murray, além do próprio pescador que dá nome à escola Orgé, tio avô da diretora da escola Tininha Ferreira e tio da vereadora Taeta, da numerosa família de Itaúna.
Página 3

Museu de Conhecimentos Gerais com obras e ações em andamento

Pai, mãe e filha construindo em família o Museu de Conhecimentos Gerais, em Jaconé (foto: Dulce Tupy)

O Museu de Conhecimentos Gerais (MCG) não para de crescer, em Jaconé. Construído pelo esforço de toda a família, o MCG é um espaço que começou dentro da casa onde moram os biólogos Carlos Alexandre e Rosana, com a filha Nathália. Desde o início, quando o museu era constituído de caixas e caixas empilhadas, ao lado do quarto do casal, até agora, o museu criou pernas, se mudou para o fundo do quintal da casa e já está em seu terceiro andar, com um pequeno terraço para observação dos astros. Na verdade, o museu ainda não é um museu de fato, mas uma reserva técnica, que guarda as peças do futuro museu. Mas já dá para ser visitado, pois todo o primeiro andar tem uma exposição cada vez mais cheia de objetos, documentos, quadros e enfim, aquelas grandes e pequenas miudezas que encantam os visitantes.
Página 2

Kemetic Yoga, um método ancestral que veio do Egito para Saquarema

A instrutora Glauce Pimenta Rosa, em frente ao mar e à igreja de N. Sra. de Nazareth (Foto: Divulgação)

A professora de dança afro e instrutora de Kemetic Yoga Glauce Pimenta Rosa e seu marido, o percussionista Pablo Aruêra, estão dando aulas dessa modalidade de de Yoga, baseada no conhecimento ancestral africano. A Kemetic Yoga se desenvolveu no Vale do Rio Nilo e se baseia nas posturas geometricamente alinhadas, retratadas nos papiros.
Página 5

Nada a comemorar no Dia do Meio Ambiente, apenas lamentar

Página 3

Similar Posts