Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Homenagem Política

O Saquá 245 – Chamadas de Capa

 

Fernando Pacheco, artista plástico
mineiro, tem atelier em Saquarema

Na janela de seu atelier, em Barra Nova, Fernando aponta para uma pintura sobre madeira

O premiado pintor Fernando Pacheco, quando não está em seu atelier no sofisticado bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, ou no mundo, levando suas exposições, inclusive na China, está em Saquarema. Com seu atelier montado há anos na Praia de Barra Nova, com fundo para a Lagoa das Marrecas, Fernando e sua esposa Nina passam longas temporadas curtindo o sol, a praia e a visita de amigos e parentes, além de pintar o tempo inteiro. E pinta tudo, em todos os tipos de suporte, não só telas, mas garrafas, pedras e pedaços de madeira que encontra na rua ou na areia.
Página 5

 

O resíduo que não é lixo

O NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental) da Bacia de Campos, vinculado à Petrobras, como medida de mitigação promovida pelo IBAMA, realizou na Praça do Canhão um evento sobre a questão do lixo. Distribuída em sete estandes, a exposição apresentou o que são os resíduos sólidos e apontou soluções de reciclagem, como forma de resolver este que é um dos maiores problemas das sociedades atuais. De forma objetiva e didática, os estandes foram visitados por centenas de pessoas na cidade.
Página 3

 

Duas escritoras e seus livros

As poetas Rosa Meleu e Beatriz Dutra, secretária e presidente, respectivamente, da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa vieram direto para Saquarema (Foto: Dulce Tupy)

Elas são amigas e costumam frequentar Saquarema no verão. Recentemente, lançaram seus livros: “Meus poemas mais amados”, de Beatriz Dutra, com momentos de sua delicada poesia; e “Mulheres Extraordinárias”, lançado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), com um ensaio de Rosa Meleu sobre a primeira caricaturista do Brasil, Nair de Teffé, também primeira dama, no início do século XX. Para driblar o preconceito, Nair se assinava Rian e introduziu a música popular no Palácio do Catete.
Página 4

 

Popular ou populismo?

O dilema entre populismo e popula é o tema da matéria do jornalista Silênio Vignoli, onde analisa as verdadeiras faces dos governos federais, desde o tempo de Getúlio Vargas.
Página 2

Similar Posts