Cidade Comunidade Cultura Destaque Educação Homenagem Meio Ambiente Política Social

O Saquá 293 – Chamadas de Capa

Porto de Jaconé na pauta do dia

O ministro Flávio Dino deu um parecer favorável à DTA Engenharia, o que não significa a derrota dos ambientalistas, geógrafos e professores, que disputam a área para fins ambientais, científicos e culturais, incluindo o Geoparque “Aspirante” Costões e Lagunas, com o selo da UNESCO, instituição cultural da ONU (Foto: rquivo jornal O SAQUÁ)

Uma decisão do recém empossado ministro Flávio Dino, no Supremo Tribunal Federal (STF), favorável ao Porto de Jaconé, da DTA Engenharia, mexeu com a mídia local e gerou notícias. Porém, passado o susto, já se sabe que a isso não alterou muita coisa, porque a construção ou não do porto depende de outros recursos e outras decisões em outros níveis. É o caso do Geoparque Costões e Lagunas que acaba de receber o título de “Geoparque Aspirante UNESCO”, conquistado agora, em 6 de março, no Conselho Executivo da Unesco, órgão cultural da ONU, que aprovou o dossiê encaminhado em novembro de 2023 pelos cientistas brasileiros. Este resultado garante que, em meados de 2024, uma missão da UNESCO virá ao Brasil, Rio de Janeiro, para avaliar as ações desenvolvidas no território, inclulindo Maricá e Saquarema, em prol do Geoturismo, da Educação e da Geoconservação. Imagina a ONU encontrando um canteiro de obras de um porto gigantesco no local onde o naturalista inglês Charles Darwin descobriu os famosos “beachrocks” no nosso litoral! O território que deveria ser preservado para as futuras gerações hoje está ameaçado pela construção de um porto! Se houver bom senso dos políticos e tomadores de decisão no país a preservação deste território, situado num paraíso ecológico – a Praia de Jaconé, os “beachrocks” e o Costão de Ponta Negra – ainda tem chance de sobreviver.
Páginas 4 e 5

Motores entregues para os pescadores

A secretária da Colônia Z-24, Carine, comemorando a distribuição dos 38 motores para os pescadores locais (Foto: Divulgação/Colônia Z-24)

A Colônia dos Pescadores Z-24 conseguiu através de uma grande negociação os 38 motores prometidos para os pescadores locais pela Petrobrás. A doação é um medida compensatória pela construção do gasoduto Rota 3, que liga os campos do Pré-sal ao GasLub, antigo Comperj, em Itaboraí. Agora, só falta a obra de reabertura da Barra Franca, que depois de assoreada se tornou um gargalo entre a Lagoa de Saquarema e o mar.
Página 3

Memória do Jornalismo Fluminense

Dulce Tupy, a vice-presidente e Mário Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de janeiro, no Fórum, em Niterói (Foto: Divulgação/SJPERJ)

A jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá e diretora da Tupy Comunicações que publica lilvros em Saquarema, há 23 anos, foi homenageada no Solar do Jambeiro, em Niterói, pelo Fórum Memória do Jornalismo Fluminense.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ), Fundação de Arte de Niterói (FAN) e Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), o evento se realizou no dia 6 de março, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, destacando a jornalista e ativista política-social Dulce Tupy, que também integrou a Comissão da Mulher da FENAJ, tendo fundado ainda a COJIRA, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, no Sindicato, por ocasião do Congresso Nacional de Jornalistas em Alagoas, no qual participou com o jornalista Fernando Paulino, o presidente Continentino Porto, Sérgio Caldieri e outros, há anos atrás.
Página 2

Similar Posts