Cidade Comunidade Educação Homenagem Social Últimas Notícias

Dulce Tupy, emocionada, fala de sua trajetória como jornalista

Lula Bastos, diretor do Solar do Jambeiro, com Dulce Tupy e Mário Sousa, respectivamente vice e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) (Fotos: Divulgação SJPERJ)

A jornalista Dulce Tupy foi a palestrante e a grande homenageada durante a 3ª edição do Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense, no Solar do Jambeiro. O evento realizado pelo SINDERJ – Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, – tem objetivo principal de valorizar os grandes profissionais da área que atuaram e ainda trabalham em diversas regiões do Estado, compilando os depoimentos dos mesmos, que serão transformados futuramente num livro. Já participaram do Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense Carlos Ruas e Estela Prestes.

Dulce Tupy, muito emocionada, falou quase duas horas de sua trajetória profissional no Jornalismo, seu trabalho cultural no governo de Brizola, suas idas e vindas como semiclandestina por causa da Ditadura Militar, suas prisões, suas viagens pela África como jornalista e pesquisadora da cultura popular, seus livros publicados e prêmios.

A homenageada jornalista Dulce Tupy com a amiga Zezé Latgé, recebendo o diploma do Sindicato pelas mãos do veterano Miguel Vitorino

Na sua riquíssima explanação, pelas passagens de sua vida pessoal que se misturam à vida profissional, destacou o companheirismo de seu marido, também jornalista e fotógrafo, Edimilson Gomes Soares que tem um histórico de luta na área sindical.

Segundo Dulce Tupy, sua primeira matéria foi feita quando tinha apenas 16 anos, quando era aluna da Aliança Francesa, da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, onde cresceu. “Minha primeira matéria foi para a Aliança Francesa, escrevi em francês, mas sempre pela luta dos fracos e oprimidos. Eu, antes já escrevia, mas nada de significativo”, disse Dulce.

Julio Castro entregando o diploma a Cláudia Barcelos

Por ser o mês das mulheres, a jornalista Dulce Tupy, Vice-Presidente do SINDERJ, escritora e Editora do jornal “O Saquá”, foi celebrada por amigos de profissão que tiveram a valoroza oportunidade de ouví-la, através da sua palestra.

HONRA DO MÉRITO

Ao final, o jornalista Mário Sousa – Presidente do SINDERJ – homenageou Dulce Tupy com a entrega de uma placa de Honra ao Mérito alusiva à sua trajetória como profissional de Jornalismo e um Diploma. Na ocasião, todas as mulheres presentes também foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8/3. Foram homenageadas, além de Dulce Tupy, Sandra Duarte, Simone Gomes, Claudia Barcellos, Kika Magalhães, Karina Continentino, Maria Edith Pereira Leal, Cristina Lopes, Maria José Latgé Kwamme e Silvia Barcellos.

Kika Magalhães homenageada por José Antônio Barroco

Similar Posts