Cidade Comunidade Cultura Social Últimas Notícias

Lucas Chumbo e Pedro Scooby vencem o Tudor Nazaré Big Wave Challenge em Portugal

O saquaremense Lucas Chumbo (Fotos: Divulgação – Internet)

Os surfistas brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby venceram o principal campeonato de ondas gigantes do planeta: o Tudor Nazaré Big Wave Challenge, disputado na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. A dupla de big riders conseguiu dominar os paredões gigantes de água e se destacaram entre os melhores do mundo.

A competição funcionou em formato de duplas, com 18 surfistas de ondas gigantes desafiando os seus limites. Cada equipe participou de duas baterias, com os dois atletas se revezando entre pilotar os jet-skis e surfar. As duas melhores ondas de cada big rider contavam para o somatório, sendo a maior delas ganhando pontuação dobrada.

Os brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby superaram seus oponentes. No geral, Chumbo venceu a competição como principal destaque e Scooby como o 5º melhor do evento. Ao todo, a dupla brasileira foi líder do campeonato. O vice-campeonato ficou com o português Nic Von Rupp e seu companheiro francês Clement Roseyro.

LUCAS CHUMBO

Nascido em Cabo Frio, mas criado em Saquarema, Lucas Chumbo começou a surfar aos três anos, incentivado pelos pais. Aos 5 anos, já competia em Saquarema e aos 8 no circuito carioca. Aos 14, estava no brasileiro, Pro Junior, e outras competições. Em 2015, surfou pela primeira vez em Jaws, no Havaí, onde descobriu sua verdadeira vocação: ondas grandes. Em 2018, foi campeão em ondas gigantes do mundial Nazaré Challenge, em ondas de até 6 metros, na Praia do Norte, Portugal, obtendo amelhor pontuação do campeonato. Depois, recebeu o prêmio de Melhor Performance no Big Wave Awards, a premiação mais importante da modalidade, da Liga Mundial do Surf e venceu o torneio de ondas grandes Mormaii Big Wave, na Praia do Cardoso, em Laguna, litoral sul de Santa Catarina. Em junho, foi campeão em outro mundial de ondas gigantes, a Puerto Escondido Cup, conseguindo a melhor onda da bateria, no México. Em 2020, foi campeão por equipes ao lado do havaiano Kai Lenny, no campeonato mundial de ondas gigantes, no Nazaré Tow Surfing Challenge, Portugal. Em seguida, venceu o desafio Gigantes de Nazaré ao lado de Ian Cosenza. E agora sagra-se campeão novamente em Nasaré, ao lado de Scooby.

PEDRO SCOOBY

Nascido no bairro de Curicica, Rio de Janeiro, Pedro Scooby, 35 anos, se tornou um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo. O atleta foi vice-campeão do Nazaré Tow Surfing Challenge, principal competição do surf de ondas gigantes, que também o premiou como atleta de destaque pela maior nota da competição. Foi indicado ao Big Wave Awards 2022, o “Oscar” do surf de ondas gigantes, como finalista nas categorias de maior onda surfada e surfista do ano. Além de sua potência no esporte, Pedro Scooby também possui projetos de moda e surf, com sustentabilidade. Patrocinado por diversas marcas de esporte e lifestyle, como a Red Bull, Oakley, Bulgari, Bet Nacional e Corona, Scooby é também empreendedor, sócio da Mamba Water, a primeira marca de água brasileira em lata, que com o propósito de levar água potável para regiões carentes, a cada lata vendida. O atleta é apresentador do Podpah Visita, programa no qual ele conhece as casas e intimidades de celebridades das mais diversas áreas, além de visitar eventos, locais históricos, campeonatos e treinos.

O carioca Pedro Scooby

Similar Posts