Cidade Comunidade Cultura Homenagem Social Últimas Notícias

Festa de Iemanjá,a Rainha do Mar

Iemanjá é considerada a mãe de todos os Orixás, tanto na África como nas religiões afro-brasileiras (fotos: Divulgação – Afro-Saquá)

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, a Associação dos Cultos Afro-brasileiros de Saquarema – Afro Saquá, realizou, mais uma edição da “Festa de Iemanjá”. A celebração que une os fiéis das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, contou com uma carreata, a procissão, o ritual de entrega dos presentes à rainha do mar, apresentação de roda de samba, dança cigana e música africana. O evento, que já se realiza há vários anos, tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira, além de combater a intolerância religiosa.

Iemanjá retratada no quadro em sua versão negra

A festa se iniciou com uma concentração de carros no Posto Ipiranga, na Rodovia Amaral Peixoto, em Bacaxá, às 9 horas. Mais ou menos uma hora e meia depois, saiu a carreata em homenagem a Iemanjá, a Rainha do Mar, rumo à Praça do Bem Estar, em Saquarema. Alí se formou uma procissão em direção à Praia da Vila, na altura do Quiosque 4, onde tradicionalmente se realiza a festa de Iemanjá. Ao meio dia, sob uma grande tenda, se iniciaram as cantigas tradicionais dos cultos afro-brasileiros: pontos de umbanda e candomblé.

As flores brancas são colocadas nas ondas do mar

Depois das 14 horas, os participantes se dirigiram ao mar, carregando seus presentes à Iemanjá, especialmente flores brancas, que eram colocadas sobre as ondas. Na volta à tenda, se iniciaram, então, as apresentações de roda de samba, dança cigana e musicalidade africana. Foi mais um dia memorável na história cultural e religiosa de Saquarema, que hoje abraça várias religiões, além da católica e das igrejas evangélicas. Essa foi uma manifestação da espiritualidade negra, afro-brasileira, desenvolvida pela Associação dos Cultos Afro-brasileiros de Saquarema – Afro Saquá, com muita competência e criatividade.

Pai Sérgio organizando o culto dedicado a Iemanjá

Similar Posts