Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente Nas Bancas

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lança tema para celebração do Dia Mundial da Água em 2024

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelou o tema para o Dia Mundial da Água 2024 no Brasil, que é celebrado anualmente em 22 de março. O lançamento do tema marcou o início da Jornada da Água 2024, na/o dia 31 de janeiro, numa transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Na live também foram lançados o estudo da ANA sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil e o hotsite temático da Jornada.

A Jornada da Água 2024 prevê uma série de atividades, campanhas e eventos durante todo o ano. O tema do Dia Mundial da Água apresentado na live será referência para as ações da Jornada, que foi concebida para sensibilizar a sociedade, os membros da Administração Pública, os atores dos setores de recursos hídricos e saneamento básico, entre outros entes estratégicos para o cuidado com as águas do Brasil. A live contou com a participação da diretora-presidente interina da Agência, Ana Carolina Argolo; dos diretores interinos Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros; do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do ministro das Cidades Jader Barbalho Filho e do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, João Paulo Capobianco, representando a ministra Marina Silva.

Como parte da agenda permanente da ANA no tema, o estudo “Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil” apresenta uma análise sobre como os recursos hídricos são afetados por alterações no clima e como podemos nos adaptar às incertezas do futuro. A publicação aborda, de forma inédita, os impactos da mudança do clima na disponibilidade hídrica, no planejamento e na gestão do setor de recursos hídricos e de saneamento básico.

O estudo também aponta as regiões que tendem a passar por maior escassez hídrica, em virtude de uma tendência na diminuição da disponibilidade de água, e regiões em que há tendência de aumento da disponibilidade hídrica e da sua variabilidade, inclusive pela ocorrência de eventos de chuvas intensas. A publicação traz, ainda, possíveis cenários futuros com integração entre as diferentes bacias hidrográficas e unidades federativas, oferecendo resultados únicos e inéditos para os órgãos gestores estaduais, os comitês de bacias hidrográficas e para qualquer usuário de recursos hídricos.

Outro lançamento previsto para 31 de janeiro será o hotsite da Jornada da Água 2024, que apresentará o tema, disponibilizará publicações e materiais de comunicação para download e trará informações da ANA sobre a temática anunciada para este ano. Nesse espaço será divulgado o calendário de eventos associados ao tema da Jornada, que poderão ser submetidos por qualquer instituição via formulário on-line. Para mais informações sobre o evento, envie e-mail para: eventos@ana.gov.br.

Dia Mundial da Água

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em solo brasileiro. A data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92 ou Rio-92, no Rio de Janeiro. Foi o fruto de um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

O Dia Mundial da Água tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. A vida no planeta só é possível devido à existência de água. Por isso é preciso cuidar das fontes de água, que é um recurso hídrico, fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos como a manutenção da temperatura corpórea. A água corresponde a cerca de 70% do planeta e também do corpo humano. Portanto, água é vida.

Similar Posts