Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente Nas Bancas

Tese sobre a Bacia do Matogrosso em Saquarema é aprovada na UERJ

A orientadora e o novo Doutor (foto: Vinicius Mendes)

Realizou-se em 11 de dezembro, no Auditório Gilmar Mascarenhas, no Instituto de Geografia, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a defesa de tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Geografia, do biólogo Vitor Ottoni Pastore. Com o tema “Análise do Cenário de Fragilidade Ambiental e indicação de áreas mitigadoras na Microbacia Hidrográfica do Rio Mato Grosso, no município de Saquarema-RJ”, a tese foi aprovada por unanimidade pela banca constituída pelos seguintes professores e doutores: Dra. Vivian Castilho da Costa, Orientadora (UERJ), Dr. Antonio José Teixeira Guerra (UFRJ), Dr. Luiz Felipe Umbelino dos Santos (IFF), Dra. Maria Carolina Villaça Gomes (UERJ) e Dr. Patrick Calvano Kuchler.

Na ocasião, o professor Vitor discorreu sobre a sua pesquisa realizada em parte no perído da pandemia, mas que não sofreu o impacto das restrições da doença, embora tenha prejudicado alguns deslocamentos na área. O autor da tese foi bastante enfático na avaliação das fragilidades do território, assim como na sistematização das áreas mitigadoras na microbacia do Rio Mato Grosso, também conhecido como Rio Roncador, no terceiro distrito de Saquarema, em Sampaio Correa.

No final, Vitor foi convidado a vir a Saquarema pelos dois representantes do Conselho Gestor da SubBacia das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá, a jornalista Dulce Tupy e o técnico ambiental Vinícius Mendes, que participaram do evento. É possível que em breve possamos ter uma palestra sobre o Rio Roncador, sob a ótica do professor Vitor.

Similar Posts