
Eles são dois artistas consagrados na cidade que é o grande tema de suas pinturas: Saquarema, suas praias, a lagoa, a igreja de Nossa Senhora de Nazareth e outras paisagens. Assim, nos acostumamos a ver suas exposições temporárias, como se só existissem eles nessa atividade local, o que não é verdade.
Mas pelo menos temos esses dois artistas dividindo o espaço magnífico da antiga casa da família Vignoli, desde o maestro até o neto, o jornalista Silênio Vignoli, que se recusou a vender a casa enquanto durou, por toda sua vida. Agora adquirida pela Prefeitura para instalar alí um Centro de Memória – que ainda não desabrochou – serve de espaço para exposições.
Aliás, seria uma ótima ideia manter esse espaço para exposições pequenas, porque o espaço é realmente muito pequeno: é uma casa e não um salão! A expo de Nelsinho e Antony vale a pena uma visita. Os quadros estão à venda e alguns são realmente muito belos. De Nelsinho, a destacar a praia com o sobrevôo das aves marítimas. E do Antony, a procissão noturna descendo a escadaria da igreja de Nazareth, com tons de um azul profundo.