Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

“A felicidade é um técnica,e é preciso praticá-la”

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Hein? Uma TÉCNICA? Pelo menos foi o que garantiu o sociólogo espanhol LUIS GALLARDO, presidente da Fundação Mundial da Felicidade (World Happiness Foundation) em matéria de Elisa Martins, para o jornal “O Globo”, de 18.06.2023. LUIS GALLARDO garantiu ainda que existe, sim, fórmula para ser feliz e que ela “já foi descoberta há muito tempo. A questão é que muita gente a desconhece – ou não se atreve a praticá-la.”

E continua o citado sociólogo, também diretor do programa Gross Global Happiness da Universidade para a Paz da ONU, na Costa Rica: “É preciso distinguir entre felicidade e ativadores da felicidade. Uma pessoa pode ativar a felicidade ao estar no campo, na natureza, ao abraçar uma árvore, estar com um amigo, conversar, comer chocolate, correr, viajar. Todas são atividades que nos fazem entrar em um estado de fluidez, de admiração, de paz, que nos ajudam a conectar com a felicidade que temos. A felicidade é o óleo do motor. Todos nascemos com ela, é parte do nosso ser. Mas precisamos ativá-la.”
Indagado sobre quais seriam as ações principais que ajudam a ser feliz, LUIS GALLARDO respondeu: “A mais básica, já comprovada em pesquisas: “dar, se colocar a serviço dos demais. Quanto mais me dou, mais ajudo, mais feliz sou. Quem faz isso alcança a felicidade mais rápido e por mais tempo do que quem não faz. Depois, dar a mim mesmo. É principalmente gostar de si, ter compaixão, perdoar, ser amável consigo mesmo. E dar-se de forma consciente. Hoje vou cuidar de mim. Vou agradecer por estar vivo, e vou passar esse sentimento ao meu corpo, meus braços, minhas mãos. Outra coisa é uma respiração consciente. Nascemos com uma inspiração e morremos com uma expiração; a respiração é o que conecta o nascimento à morte. Mas muitas vezes nos esquecemos disso. Quando relaxo e respiro profundamente, aumento a circulação de oxigênio, respiro melhor. E já se sabe que uma técnica de respiração saudável ajuda a gerir nossas emoções. Entra aí outra ação importante, que é prolongar essa respiração. Há pessoas que não têm paciência sequer para respirar. Uma respiração profunda nos conecta com nossos pensamentos, que por sua vez influenciam nossas emoções.”

Importante também este trecho, em que o citado sociólogo informou: “A humanidade define o sucesso através do poder, do dinheiro, da fama. E para chegar a ele se adotam as três piores ações para a felicidade: comparar-se, queixar-se e competir.”

Finalmente, perguntado se ele, LUIS GALLARDO, era feliz, eis a sua resposta: “Vejo a felicidade como uma onda que sobe e desce. Sou uma pessoa feliz, mas que principalmente trabalha em ser feliz.”

Portanto, amigos, poderemos ser mais felizes, mesmo nos dias mais comuns, se estivermos conscientes que devemos colocar em exercício, sempre e cada vez mais, os chamados “ativadores da felicidade!” E não façamos por menos: busquemos ser felizes todos os dias!

Similar Posts