Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Social

O Saquá 283 – Chamadas de Capa

Movimento Baía Viva e Casa Fluminense promovem barqueata ambiental

O grupo de Saquarema que participou do lançamento da Conferência com o ecologista Sérgio Ricardo Potiguar, do Movimento Baía Viva

Uma barqueata ambiental zarpou da Praça Quinze, no Rio, rumo à Ilha de Paquetá, passando por um abraço simbólico à Ilha de Brocoió, onde será inaugurada uma Universidade do Mar, a UniMar, no antigo Palácio de Verão dos governadores do Estado do Rio. Uma escuna, com 125 professores, ambientalistas, estudantes, ativistas sociais e jornalistas, foi acompanhada de perto por barcos que vieram de vários municípios do entorno da baía para abraçar a futura UniMar em Brocoió. Logo depois, na Ilha de Paquetá, foi lançada a 1ª. Conferência Participativa da Baia de Guanabara, visando a construção de um Plano de Restauração Ambiental da Baía de Guanabara, na atual Década do Oceano, proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Um grupo de saquaremenses estava lá, com apoio do Subcomitê das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá.
Páginas 4 e 5

1º Workshop de Ashtanga Yoga em Saquarema

O professor de Ashtanga Yoga Pedro Stabile que vai promover um Workshop no Lake’s Shopping

O professor Pedro Stabile, do Hanuman Ashtanga Yoga, vai realizar o seu 1º Workshop no estúdio de Yoga Manô Araújo, no Lake’s Shopping. Direcionado a quem já pratica Ashtanga Yoga, mesmo iniciantes, a programação inclui uma grade cheia de atividades pela manhã e à tarde, durante 3 dias, com aulas em estilo Mysore, oficina de saltos, transições e bandhas, backbends e conferência sobre o método no último dia. Professor de Yoga desde 2002, em 2017 Pedro criou, junto com sua mulher Lia Caldas, a escola Hanuman Ashtanga Yoga, no Leblon, no Rio. Em 2018 e 2019 o casal passou duas temporadas na Índia, estudando diretamente com o Guru Sharath Jois, em Mysore. Em Saquarema, as vagas serão limitadas e podem ser feitas pelo instagram:@hanumanashtangayoga
Página 2

Lançamento do filme de Fernando Pacheco

O pintor Fernando Pacheco em sua exposição em Florença, na Itália, um dos muitos países onde já expôs

Após 10 anos de produção e filmagem, finalmente foi lançado em Belo Horizonte, no Cine Santa Tereza, o filme “Atelier em Movimento”, do pintor e poeta Fernando Pacheco. Mineiro de São João del Rei, Fernando Pacheco é um dos maiores pintores de Minas Gerais e do Brasil, com circulação em galerias e museus pelo mundo, incluindo Europa, Japão e China. Em Saquarema, Fernando Pacheco mantém um atelier há muitos anos em Saquarema e incluiu no filme um depoimento da jornalista e editora do jornal O SAQUÁ, Dulce Tupy, cidadã saquaremense.
Página 6

Pedras de Darwin.
Os Beachrocks de Jaconé

O documentário do diretor de cinema Carlos Pronzato, sobre os beachrocks de Jaconé, descritos pelo naturalista inglês Charles Darwin, em 1832, em sua rápida viagem pelo Rio de Janeiro, vai ser exibido no Museu de Conhecimentos Gerais dia 27 de abril, em Jaconé. A praia onde se encontram os famosos beachroks, propícia à pesca e ao turismo ambiental, está ameaçada pela construção de um porto, os Terminais Ponta Negra (TPN) Em maio, a exibição do filme, seguida de debate, será feita na sede da OAB, no centro de Saquarema, em frente ao Fórum Oliveira Viana.

Similar Posts