Cidade Comunidade Cultura Educação Opinião Política Surfe

O Saquá 282 – Chamadas de Capa

Inaugurado novo Hospital no Verde Vale

O cardiologista e deputado estadual Pedro Ricardo discursando na inauguração do novo Hospital (Foto: Divulgação SECOM/PMS)

O novo Hospital Nossa Senhora de Nazareth, no Verde Vale, foi finalmente inaugurado com a presença do governador Cláudio Castro, do deputado estadual Pedro Ricardo, da prefeita Manoela Peres e do secretário municipal da Saúde, Dr. João Alberto, entre outras autoridades . O novo Hospital é uma promessa da campanha da prefeita Manoela e está situado numa área onde está sendo construída a Cidade da Saúde. É uma obra de grande proporção e um avanço no atendimento à população saquaremense.
Página 3

O Dia da Mulher no Palácio do Planalto

Lula e a ministra da Mulher Cida Gonçalves em defesa das mulheres (Foto: Agencia Brasil)

O presidente Lula promoveu uma grande cerimônia no Palácio do Planalto para homenagear as mulheres brasileiras. Cercado de suas ministras e sua esposa Janja, o presidente lançou várias ações que beneficiam as mulheres do Brasil e combatem a violência . O feminicídiio aumentou numa escala crescente durante o governo Bolsonaro. Com esse ato no Planalto, Lula registra sua disposição para agir do lado oposto ao governo anterior, dando à mulher um papel relevante em sua gestão presidencial.
Páginas 4 e 5

Um abraço simbólico à UniMAR

O ecologista Sérgio Ricardo Potiguara, liderando o abraço à UniMAR (Foto: Divulgação Baía Viva)

A Universidade do Mar, a UniMAR, que vai funcionar na Ilha de Brocoió, ao lado da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, está comemorando um ano de criação. O aniversário será comemorado em grande estilo, com uma carrreata de barcos e um abraço simbólico, além de uma Conferência realizada no Iate Clube Paquetá, entre outros eventos. Espera-se na ocasião a participação de mais de 600 professores, cientistas, ambientalistas, pescadores e membros das associações da sociedade civil.
Página 6

Os 200 anos
da Batalha de Jenipapo

A Batalha do Jenipapo foi no Piauí (Foto: Livro Foices & Facões)

A Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no Piauí, consolidou a Independência do Brasil. Às margens do Rio Jenipapo, os brasileiros enfrentaram as tropas do português Major Fidié, herói da guerra contra Napoleão em Portugal. Com facas, foices, enxadas e facões, os brasileiros foram massacrados, mas no final conseguiram prender o major português que veio para o Rio de Janeiro e depois foi embarcado para Portugal, onde morreu. A história desse episódio histórico está contada até em quadrinhos, em livro publicado pela Fundação Cultural do Piauí.
Página 2

Chumbinho é campeão
em Peniche, Portugal

O saquaremense Chumbinho agora campeão (Foto: Divulgação Internet)

O surfista saquaremense João Chumbinho venceu a prova da WSL em Peniche, Portugal. Aos 22 anos ganha o seu primeiro título internacional. Chumbinho é irmão do Chumbo, ex-BBB, també surfista e campeão de ondas gigantes em Nazareth, Portugal.
Página 7

Similar Posts