Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Política Saúde & Ciência

O Saquá 281 – Chamadas de Capa

Festa de Iemanjá na Praia da Vila

O presidente da Afro-Saquá, Sérgio, organizador da Festa de Iemanjá, se surpreendeu com o vandalismo praticado no dia seguinte, com a imagem derrubada na calçada da Praia da Vila (foto: Dulce Tupy)

A 10ª Festa de Iemanjá na Praia da Vila reuniu devotos da Rainha do Mar, membros das religiões de matriz africana, umbanda e candomblé, veranistas e curiosos. Realizada junto a um quiosque, sob a sombra de duas grande tendas fornecidas pela SubSecretaria Municipal de Cultura, a festa foi um ato religioso ao ritmo dos atabaques e louvações à Mãe Iemanjá. Os presentes para Iemanjá foram colocados nas ondas do mar e o barquinho principal foi carregado para o alto mar pelos salva-vidas. Tudo bonito demais! Porém, após tanta emoção e harmonia, no dia seguinte vândalos destruíram a tradicional imagem de Iemanjá da umbanda que estava numa vitrine colocada na calçada em frente ao quiosque, na Praia da Vila. O ato de intolerância religiosa e vandalismo foi registrado na 124ª Delegacia Policial pelo Sérgio, presidente da associação Afro-Saquá, responsável pela festa.
Páginas 4 e 5

Lula, Castro e Paes, juntos no Rio

Paes, Castro, Lula e Janja no Rio (Foto: Divulgação/Internet)

O presidente Lula da Silva, o governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes se encontraram no Rio, durante a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, no bairro de Benfica. Na ocasião, o presidente declarou que vai retomar a construção de navios nos estalaleiros fluminenses e recuperar a indústria de óleo e gás no Estado do Rio de Janeiro. Em seu discurso, Lula salientou também as mudanças no Bolsa Família que volta a exigir a vacinação das crianças, a matrícula nas escolas e o pré-natal com exames médicos obrigatórios para as gestantes. Também participaram do encontro a ministra da Saúde Nisia Trindade e o secretário municipal da Saúde Daniel Soranz.
Página 2

Dois saquaremenses na Assembleia Legislativa

Pedro Ricardo Fanciane Motta

Os deputados estaduais de Saquarema, Franciane Motta (União Brasil) e Pedro Ricardo (PROS) foram reeleitos para mais um mandato na Assembleia Legislativa (ALERJ). Com trajetórias diferentes e boa inserção na sociedade saquaremense, os dois deputados são crias do município e vêm trabalhando intensamente pelo bem estar da população local. Foi justo o resultado das urnas. Porém, o único deputado federal de Saquarema, Lourival Gomes, não foi reeleito, deixando um espaço vazio em Brasília, na Câmara Federal.
Página 2

Inclusão social na Lagoa de Saquarema

O psicólogo Marcelo Mourão (foto: Divulgação/ASAS)

A Associação de Surf Adaptado de Saquarema (ASAS) promoveu mais um dia de inclusão social na Lagoa. O evento reuniu famílias e atletas, numa festa da inclusão social, com vários adeptos do esporte, incluindo atletas de Araruama e Iguaba Grande. Promovido pelo psicólogo Marcelo Mourão, presidente da ASAS, a festa da inclusão social já é conhecida e cada vez mais revela à sociedade local o milagre de proporcionar aos deficientes o contato direto com as águas da lagoa ou do mar.
Pagina 6

Similar Posts